Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Espírito Santo poderá ter em breve a Rota Turística da Carne de Sol da Doce Terra Morena, que engloba os municípios de Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 348/2025, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Toninho da Emater (PSB).
A matéria será analisada em urgência na Casa: durante sessão plenária, vai receber parecer oral das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças, procedimento que antecede a votação no Plenário.
A proposição inclui o novo percurso no anexo único da Lei 12.017/2023, que e consolida a legislação em vigor referente à criação de rotas turísticas no estado. Além disso, declara o trajeto como de relevante interesse turístico e cultural.
Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que, historicamente, a carne do sol é um produto com cultura e tradição, especificamente, a carne de sol da região Doce Terra Morena. “Possui características e qualidade específicas desta linda região, que proporcionam grande destaque em nosso estado”, afirma.
Para Toninho, a oficialização da rota vai proporcionar às cidades que compõem a Doce Terra Morena a valorização do produto. “Vai incentivar o desenvolvimento regional, promover o turismo gastronômico e cultural, fortalecer a identidade e a cultura da região e ampliar as opções de trabalho e renda na região”, frisa.
Caso o PL seja aprovado e vire lei, entrará em vigor na data de sua publicação em diário oficial.




