Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. E ela estará de volta nesta virada de janeiro para fevereiro.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro importantes áreas agrícolas estarão na rota das chuvas fortes e volumosas.
Com essa grande área de nuvens carregadas estabelecida pode chover forte e com volumes elevados sobre áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, áreas do centro norte de Mato Grosso do Sul e Tocantins. Vale destacar este alerta. A maior parte de Minas e do interior do Rio podem superar os 100 milímetros de chuva, situação mais delicada para o sul de Minas, com acumulados acima de 300 milímetros.

Mais uma vez as chuvas devem paralisar atividades de colheita da soja e milho primeira safra, desenvolvimento da soja plantada mais tarde e o plantio do milho segunda safra. Para o café de Minas Gerais, os volumes elevados de chuva podem além de paralisar os tratos culturais nas fazendas causar danos em alguns municípios, resultando em alagamentos e dificuldades para a mobilidade em estradas rurais.




