Mercado

Menor demanda e ajuste de mercado levam à queda no preço dos ovos

Os consumidores brasileiros podem ter notado uma leve redução no preço dos ovos nas últimas semanas. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do produto registraram recuos na segunda quinzena de outubro, em um cenário observado na maior parte das regiões acompanhadas pela instituição. A principal causa dessa queda […]

Preço dos ovos sobe em fevereiro, com recordes em Santa Maria de Jetibá. Entenda as causas: demanda, custos, e impacto nos EUA
Foto: divulgação/Freepik.com

Os consumidores brasileiros podem ter notado uma leve redução no preço dos ovos nas últimas semanas. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do produto registraram recuos na segunda quinzena de outubro, em um cenário observado na maior parte das regiões acompanhadas pela instituição.

A principal causa dessa queda está relacionada à diminuição da demanda por ovos nesse período do mês. A retração do poder de compra da população, comum no final do mês, pressionou as cotações para baixo.

Pesquisadores do Cepea apontam que o mercado de ovos está mais equilibrado, com os produtores adotando estratégias para evitar o acúmulo de estoques. Em negociações de grandes volumes, agentes do setor têm concedido descontos, buscando escoar a produção.