Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) lança na sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a campanha “Esse Espaço é Nosso”. Com foco nas profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a iniciativa visa apoiar e dar suporte à participação feminina nos espaços de trabalho, promover a igualdade de gênero e a equiparação salarial em profissões exercidas majoritariamente por homens.
A campanha também inclui a abertura de um Canal de Denúncias especial para as mulheres da área tecnológica. Por este meio, é possível o relato de casos inerentes à disparidade salarial, queixas e notificações relacionadas ao não cumprimento do Salário Mínimo Profissional, condições abusivas de trabalho, não cumprimento das leis trabalhistas direcionadas à mulher, além de denúncias relacionadas a assédio moral, importunação sexual, misoginia, entre outros tipos de abusos e preconceitos.
Para a coordenadora do Programa Mulher do Crea-ES engenheira Mariana P. Mansk, “As profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências desempenham um papel fundamental na economia do estado, mas ainda enfrentam muitos desafios. Com a institucionalização do Programa Mulher do Crea-ES, em 2021, passamos a trabalhar pela equidade de gênero e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e ocupem os mesmos lugares que seus colegas de trabalho”.
O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva diz que o Conselho irá oferecer suporte para as profissionais que enfrentam qualquer situação discriminatória, fornecendo orientação e recursos para acolher e ajudar as mulheres a lidar com questões de preconceito de gênero e garantir que suas vozes sejam ouvidas. “Quando assumimos a gestão do Crea-ES, havia 5899 mulheres registradas. No final do nosso primeiro mandato, em dezembro do ano passado, já tínhamos 7489 mulheres com registro ativo no Conselho, um crescimento de 26,95%. É fundamental reconhecer e valorizar o papel e a contribuição dessas mulheres na Engenharia e em áreas afins. ‘Esse Espaço é Nosso’ não é apenas uma campanha, mas um movimento para a construção de um futuro mais igualitário e justo para todos”, ressaltou Jorge Silva.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Crea-ES, por meio do Programa Mulher, em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e com o apoio da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo (Afeag-ES), também realiza no próximo dia 8 de março o evento gratuito “Elas na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências: Liderando a Inovação e a Sustentabilidade no Espírito Santo”. O evento, exclusivo para estudantes e profissionais da área tecnológica, acontecerá no Cerimonial Oásis, no período de 16 às 22 horas.






