Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A primeira fazenda inflável do mundo surpreendeu os participantes da CES 24 (Consumer Technology Association), a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, de 09 a 12 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Desenvolvida pela agtech sul-coreana Midbar, a AirFarm recebeu o prêmio de melhor inovação na categoria “Segurança Humana para Todos”. Trata-se de uma solução inovadora projetada para economizar água e recursos naturais, além de permitir que qualquer pessoa, independentemente de atuar na agricultura, produza seu próprio alimento.
A fazenda inflável tem capacidade de operar em qualquer hora e lugar, eliminando a necessidade de estruturas de aço pesadas e dispendiosas. Ao converter a umidade do ar em água em tempo real e recirculá-la para as raízes das culturas, a AirFarm opera sem infraestrutura hídrica, reduzindo as necessidades de água em 99% em comparação com a agricultura tradicional e em 90% em relação aos concorrentes agrícolas verticais.
Segundo descrição no site oficial da CES 24, a AirFarm foi criada para ser resistente, mas leve. Tem capacidade de passar por portas e elevadores sem maquinaria pesada tornam a fazenda inflável ideal para a produção imediata de alimentos em áreas afetadas por catástrofes, campos de refugiados e nações em desenvolvimento, contribuindo significativamente para a segurança alimentar de populações vulneráveis.
Além disso, o design inovador da AirFarm oferece flexibilidade para cultivar alimentos em qualquer ambiente interno existente, quebrando as limitações dos sistemas agrícolas atuais. O formato desinflável abre novos horizontes para a segurança alimentar até mesmo no espaço.
Considerado palco para inovações globais, a CES 24 destacou a importância dessa tecnologia que não apenas transforma a agricultura, mas também contribui para um futuro mais sustentável e eficiente na produção de alimentos.





