Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A primeira fazenda inflável do mundo surpreendeu os participantes da CES 24 (Consumer Technology Association), a maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, de 09 a 12 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Desenvolvida pela agtech sul-coreana Midbar, a AirFarm recebeu o prêmio de melhor inovação na categoria “Segurança Humana para Todos”. Trata-se de uma solução inovadora projetada para economizar água e recursos naturais, além de permitir que qualquer pessoa, independentemente de atuar na agricultura, produza seu próprio alimento.
A fazenda inflável tem capacidade de operar em qualquer hora e lugar, eliminando a necessidade de estruturas de aço pesadas e dispendiosas. Ao converter a umidade do ar em água em tempo real e recirculá-la para as raízes das culturas, a AirFarm opera sem infraestrutura hídrica, reduzindo as necessidades de água em 99% em comparação com a agricultura tradicional e em 90% em relação aos concorrentes agrícolas verticais.
Segundo descrição no site oficial da CES 24, a AirFarm foi criada para ser resistente, mas leve. Tem capacidade de passar por portas e elevadores sem maquinaria pesada tornam a fazenda inflável ideal para a produção imediata de alimentos em áreas afetadas por catástrofes, campos de refugiados e nações em desenvolvimento, contribuindo significativamente para a segurança alimentar de populações vulneráveis.
Além disso, o design inovador da AirFarm oferece flexibilidade para cultivar alimentos em qualquer ambiente interno existente, quebrando as limitações dos sistemas agrícolas atuais. O formato desinflável abre novos horizontes para a segurança alimentar até mesmo no espaço.
Considerado palco para inovações globais, a CES 24 destacou a importância dessa tecnologia que não apenas transforma a agricultura, mas também contribui para um futuro mais sustentável e eficiente na produção de alimentos.





