Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes Campus Itapina, recebeu nesta semana mais uma vez o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF emitido pela Embrapa Solos.
O Certificado de Excelência e Qualidade é emitido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem como desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso país.
Com 14 certificados atualmente, o laboratório conta com o coordenador e professor Gustavo Soares de Souza, Petterson Gonçalves Teixeira como laboratorista, Irany Rodrigues Pretti como responsável pelos certificados do Exército e da Polícia Federal, que permitem a compra dos reagentes utilizados nas análises.
A importância da participação está relacionada à manutenção de um padrão de qualidade atestada pelo programa coordenado pela Embrapa Solos, permitindo uma maior segurança nas informações geradas.
A análise de solo retrata por meio dos atributos químicos do solo o estado da fertilidade do solo e é a base para a recomendação de insumos e fertilizantes visando a correção da fertilidade do solo.
O processo do PAQLF consiste no envio de 12 amostras diversas de solo ao longo do ano, pela Embrapa aos laboratórios participantes do programa. Estes realizam as análises de vários atributos do solo e enviam os resultados por um sistema, posteriormente a equipe do PAQLF verifica os resultados de cada atributos e os comparam com o valor médio real através de modelos estatísticos. De acordo com os acertos e os erros, o laboratório é certificado ou não.
Para participar do PAQLF laboratórios, de todo o Brasil, deverão enviar manifestação de interesse para a Embrapa solos e enviar as informações necessárias para participação no Programa.




