Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela podem ser prevenidas a partir de uma mudança de postura no dia a dia. Para orientar os funcionários, a BRK em Cachoeiro realiza nesta quarta-feira (8) uma palestra sobre arboviroses, que são doenças normalmente transmitidas pelo Aedes aegypti.
As palestrantes, que integram a equipe de educação e saúde da vigilância ambiental da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, vão falar sobre as ações necessárias para afastar o mosquito do ambiente de trabalho e também de casa. O grupo é formado pelas agentes de combate a endemias Cristiana Matos, Andressa Paschoal, Elisete Guimarães e Maria Santana. Também estará presente no evento a coordenadora de vetores da Vigilância Ambiental do município, Rana Pimentel.
Segundo Cristiana, o grande desafio é evitar os depósitos que acumulam água e que são a principal fonte de proliferação do mosquito. “Vamos abordar os depósitos mais conhecidos de disseminação do Aedes aegypti como pneus, vasilhas de água de animais de estimação e vasos de planta, e orientar para outros locais que, a princípio, podem parecer inofensivos, mas que escondem perigo”, afirma.
Ela cita, por exemplo, tampinhas de garrafa de refrigerante, sacolas de biscoito, copinhos descartáveis e até mesmo frutas, como um coco partido ao meio. “É preciso atenção porque eles podem ser foco de criadouro e o mosquito necessita de pequeno volume de água para se desenvolver. Uma simples colher de sopa de água é o suficiente para o mosquito depositar seus ovos”, explica a agente de combate a endemias.
A técnica de enfermagem da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga, ressalta que, além de receberem todas as orientações necessárias para prevenir as arboviroses, durante a palestra, os funcionários receberão um panfleto e poderão assistir um vídeo explicativo sobre como o mosquito da dengue deposita os ovos. “O nosso foco com essa ação é contribuir com a prevenção de doenças que se tornam mais frequentes nessa época do ano e que são resultado da combinação de calor e chuva. Com isso, fazemos a nossa parte para que os profissionais da BRK tenham mais saúde e qualidade de vida”, destaca Dayana Braga.




