Proibido

Começa o período de defeso do robalo

Começou  neste domingo, 1º de maio, o período de defeso do robalo, robalo branco e camurim (barriga mole), em todo o Espírito Santo.

Foto: reprodução

Começou  neste domingo, 1º de maio, o período de defeso do robalo, robalo branco e camurim (barriga mole), em todo o Espírito Santo. O defeso é instituído através da Instrução Normativa Ibama Nº 10, de 27 de abril de 2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante esse período é proibida a pesca, o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de robalo das espécies proibidas, sem a comprovação de origem do produto.

A proibição vai até o dia 30 de junho e visa à proteção das espécies durante o período de reprodução, além de garantir a manutenção dos estoques pesqueiros.

Durante o defeso, quem for pego comercializando robalo será multado e poderá responder por crime ambiental.

 

GUIA DE TRANSPORTE – DEFESO ROBALO

DECLARAÇÃO DE ESTOQUE – DEFESO ROBALO

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos