Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Após anos de trabalho e dedicação, o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito na últimaquinta-feira (17), por um despacho do Governo Federal, que autoriza a publicação da Portaria de Credenciamento.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, os investimentos giram em torno de R$ 872 mil. “Essa é uma grande conquista do órgão, colocando o Espírito Santo em posição de destaque no cenário nacional e beneficiando toda a cadeia produtiva do leite e os consumidores. Foram muitos desafios superados. Contamos com uma equipe técnica capacitada e dedicada, que se empenhou diante de cada obstáculo apresentado. O credenciamento é criterioso, de modo a garantir a qualidade do serviço que será prestado, mas estamos muito felizes por termos chegado até aqui e podermos oferecer um ambiente favorável para produtores, cooperativas e agroindústrias capixabas ”, destacou Louzada.
O gerente de diagnóstico laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, explicou que, com a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todos os laboratórios do Instituto, obtida em novembro do ano passado, e o credenciamento neste momento, além do reconhecimento internacional, o laboratório do Idaf passa a emitir laudos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura. “Dessa forma, conseguimos contribuir para a redução de custos dos nossos produtores e criadores, que deixarão de enviar as amostras para outros estados ”, afirmou.
De acordo com a responsável técnica do laboratório, a médica-veterinária Priscila Firmino Andrade Scofano, a acreditação é resultado de um trabalho iniciado em 2013. “O trabalho desenvolvido pelo Idaf passa a figurar em elevados patamares de qualidade técnica e de gestão em âmbito nacional. Estamos orgulhosos de contribuir com esse processo ”, disse.

Laboratórios
O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf realiza análises de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e determinação do teor de gordura, proteína, lactose e sólidos totais em leite cru. No ano de 2019, foram analisadas cerca de 3.500 amostras.
O Idaf conta ainda com o Laboratório de Diagnóstico da Raiva, único no Espírito Santo nesse segmento, atendendo toda demanda diagnóstica do estado, inclusive proveniente das secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares. Outra estrutura do Idaf é o Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Ambos já têm acreditação junto ao Inmetro e estão em processo de credenciamento junto ao Ministério da Agricultura.




