Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, apresentou os projetos da entidade nesta área na primeira reunião da Câmara Técnica Agro 4.0, na terça (22). O encontro aconteceu durante a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em Brasília.
A Câmara é fruto de uma cooperação entre os Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para difundir ações de inovação e conectividade, como parte do Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado em agosto.

“O Sistema CNA/Senar possui participação estratégica na câmara porque recebe constantemente as demandas dos produtores e desenvolve projetos e soluções inovadoras para o agro. Temas como a conectividade no campo, a inovação e transferência de tecnologia, através da Assistência Técnica e Gerencial, são exemplos de como a CNA e o Senar poderão contribuir com a Câmara Agro 4.0, ” disse.
A câmara possui quatro grupos técnicos: desenvolvimento, tecnologia e inovação, cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores, conectividade no campo e desenvolvimento profissional.

Segundo Ferreira, a Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio (AgroUp), desenvolvida pelo Sistema CNA/Senar, vai ser a responsável por levar as demandas do agro para a câmara técnica.

“O AgroUp irá subsidiar com informações, as políticas que a Câmara Técnica irá fomentar, uma vez que mapeia problemas e oportunidades com o produtor, e aproxima-os da comunidade de inovação. Vamos continuar participando dos debates e colaborando com a câmara e as políticas públicas que surgirem a partir dela. ”
Na parte da tarde, a reunião da câmara técnica continuou na sede do Sistema CNA. O vice-presidente da Confederação, Mário Borba, abriu os trabalhos e reforçou a importância de se discutir o tema para o setor.

“O Brasil lidera as exportações do agronegócio e existem ainda muitos produtores rurais isolados país a fora. É um tema importante para todos os segmentos do agro e, por isso, precisamos ocupar esse espaço. ”
Também houve discussões dos quatro grupos de trabalho e apresentação sobre conectividade, com o coronel do Exército, Carlos Marsiglia, consultor do Instituto CNA.




