Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
A maior barragem do Espírito Santo está entregue aos municípios de Pinheiros e Boa Esperança. Na manhã deste sábado (31), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) inaugurou a barragem Engenheiro Agrónomo Valter Matielo. O reservatório tem a capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água em 256 hectares de área alagada, o equivalente a 256 campos de futebol. O investimento para a conclusão da obra foi de R$ 8,3 milhões.
A obra teve início há mais de 10 anos com um convênio entre o município de Pinheiros e o Governo Federal e ficou por oito anos paralisada. Em 2016, o Governo do Estado assumiu a obra e concluiu a construção do reservatório. A barragem faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens. Até a conclusão da Barragem do Rio Jucu, a de Pinheiros e Boa Esperança será a maior do Espírito Santo.
A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, o secretário da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, o prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, além de lideranças estaduais e da região.
O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração é um marco na história do Estado com a conclusão de uma obra que era de responsabilidade do Governo Federal e que foi assumida e concluída pelo Governo do Estadual. Hartung destacou ainda que a nova barragem é fruto de uma conquista coletiva. Além da segurança hídrica, a barragem pode ser uma oportunidade de desenvolvimento socioeconômico da região.
Em discurso, novamente, o governador defendeu a necessidade da populaçãoser consciente sobre a importância de proteger nascentes e preservar a cobertura florestal. “É muita alegria participar de um evento como este. Além desta que está pronta, estamos construindooutras barragens em todo Estado. É a primeira vez que o Espírito Santo tem um Programa de Barragens. É importante deixar claro que só barragem não é o suficiente. Temos que mudar nossa relação de consumo com o meio ambiente. Conclamo as lideranças para plantarmos árvores. Vamos cuidar das nascentes e refazer a cobertura florestal estratégica de nosso Estado. Temos que mudar o comportamento. Deixo aqui está importante reflexão ”, ponderou Hartung.
O secretário Octaciano Neto fez uma apresentação, na qual mostrou algumas ações do Governo para ampliar a reservação de água no Espírito Santo. Ele destacou que a barragem resolve o problema de falta de água das cidades de Pinheiros e Boa Esperançaem períodos de estiagem. “Esse é um dos dias mais felizes durante esses três anos e meio que estou no governo. A barragem só foi concluída após o governador Paulo Hartung solicitar que o Estado assumisse a obra, em 2016. Essa barragem tem capacidade de armazenar água por oito anos para a população de Boa Esperança e Pinheiros. Além do Programa, a Seag também possui importantes ações para a agricultura do Estado, como o Caminhos do Campo, o Campo Digital, entrega de equipamentos e instalação de pontes. Tudo isso é possível realizar pelo Governo estar com as contas em dia ”.
Fellipo Matielo, filho do engenheiro Valter Matielo, disse que está muito emocionado com a barragem que leva o nome de seu pai. “É muito gratificante receber uma homenagem dessa. É o fruto do reconhecimento do trabalho do meu pai. É uma região que sofre muito com a carência de água e com a barragem vai beneficiar muito as famílias de Pinheiros e Boa Esperança ”, disse Matielo.
Ademir Gregório, empresário de Boa Esperança, disse que está muito feliz com a entrega da barragem. “ Esperamos por mais de dez anos. Muitas pessoas falavam que essa barragem não ia encher e hoje vemos ela transbordar. É uma barragem muito importante tanto para Pinheiros quanto para Boa Esperança ”, comentou o empresário.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até o final do ano. O objetivo é aumentar o armazenamento de água para o enfrentamento dos futuros períodos de estiagem.
Fonte: SEAG ES





