Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES
Foi autorizada, nesta sexta-feira (16), a publicação do edital de licitação para a construção de barragem em Córrego Braço do Sul, no município de São Domingos do Norte, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento previsto para a construção do reservatório é de R$ 2 milhões.
A solenidade foi realizada durante a Assembleia Geral da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), no município de São Gabriel da Palha, e contou com participação de aproximadamente mil pessoas, com presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador César Colnago, da prefeita de São Gabriel, Céia Ferreira, do prefeito de São Domingos do Norte, Pedro Dalmonte, o Pedro Pão, do gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Marcus Magalhães, do presidente da cooperativa, Antônio Joaquim de Souza Neto, além de autoridades estaduais e locais.
O projeto de engenharia foi feito pela cooperativa, que também doou a área para a construção do reservatório. A barragem fica localizada no município de São Domingos do Norte, na comunidade do Córrego Braço do Sul. A capacidade de armazenamento será de quase 120 milhões de litros, em 3,65 hectares, o que atende a uma população de 10 mil habitantes, por aproximadamente seis meses.
Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung explicou que a medida do Governo tem como objetivo atender a uma demanda do setor produtivo, representado pela Cooabriel, e disse que o Estado está avançando na política de produção e reservação de água. “Assinamos uma parceria importante que envolve a Prefeitura, a Cooperativa e a Secretaria Estadual de Agricultura para colocar de pé esse importante projeto ”, pontuou.
O gerente da Seag Marcus Magalhães também ressaltou a parceria entre o Governo e Cooabriel para viabilizar a construção da barragem. “As contas em dia do Governo aliadas à forte atuação e solidez da Cooabriel validam este projeto. A barragem é uma obra importante, pois será em uma fazenda de pesquisa agropecuária da Cooabriel, considerada a maior cooperativa de café Conilon do mundo ”, disse.
O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, o Toninho, destacou os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa eagradeceu ao Governo pelo apoio. “Agradeço ao governador Paulo Hartung pela parceria e por sempre fazer o possível pela gente. É uma parceria que vai ajudar muito a população ”, comentou.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como meta construir, até o final de 2018, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, 60 barragens em todo o Espírito Santo. O investimento inicial do programa foi de R$ 60 milhões. O objetivo é aumentar a reservação de água no Estado para os futuros períodos de estiagem.
fonte: SEAG ES





