Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Mais investimentos para a agricultura do Espírito Santo. Desta vez,o município contemplado foi Vila Pavão. Na manhã deste sábado (16), na Câmara de Municipal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou a abertura do edital de licitação para construção da barragem no Córrego Socorro e apresentou o projeto da barragem de Praça Rica.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke e autoridades locais e estaduais.
A barragem do Córrego Socorro, que será construída de concreto e terá capacidade para armazenar 67 milhões de litros de água,ficará em uma área alagada de 6 hectares, com uma altura de 4,5 metros. O valor estimado para licitação é de R$ 863 mil.
Já a simulação do projeto da barragem Praça Rica aponta que terá capacidade de aproximadamente 1 bilhão de litros para armazenamento, e que o reservatório terá uma área alagada de 24 hectares.
O secretário Octaciano Neto destacou que as duas barragens que serão construídas em Vila Pavão resolverão de vez o problema de abastecimento de água da cidade. “”Além dessas duas barragens, teremos futuramente também a do Cricaré. Com isso, o município não vai ter mais problema com abastecimendo. Enquanto outros estados estão com dificuldade de pagar salário dos servidores, o Espírito Santo está com as contas organizadas, o que permite que sejam feitos investimentos para melhorar a vida das pessoas””, afirmou.
O secretário ainda lembrou que, neste ano, foi inaugurada a pavimentação da estrada que liga Vila Pavão ao distrito de Praça Rica, por meio do Programa Caminhos do Campo, e que a cidade será contemplada com duas antenas de telefonia móvel e internet 3G do programa Campo Digital.
O Prefeito Irineu Wutke considera as barragens de Praça Rica e Córrego Socorro importantes tanto para agricultura, quanto para o abastecimento humano. ”As duas barragens são essenciais para o desenvolvimento local, porque além do abastecimento humano, temos também toda a agricultura familiar, que faz uso dessa água para irrigação”, completou.
Uma das proprietárias que doou a área para construção da barragem de Córrego Socorro, Neuza Rodrigues de Freitas, disse que está otimista com a contratação do serviço para a barragem. “”Será muito bom para os cidadãos de Vila Pavão, pois é mais desenvolvimento para o município””, disse.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.
fonte: SEAG.ES





