Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Foi assinado nessa quinta-feira (21) o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para o licenciamento ambiental do local onde será construída a barragem de Montanha. Assinaram o documento o Ministério Público, a Prefeitura de Montanha e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
O TAC prevê os critérios de compensação ambiental da área de vegetação que será suprimida na propriedade da Prefeitura de Montanha para a construção do reservatório. Após emitida todas as licenças pelo Idaf, a barragem será licitada para ter início a construção.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, fez uma apresentação do projeto da barragem de Montanha. A construção terá capacidade para armazenar mais de 2,4 bilhões de litros de água em uma área de mais de 65 hectares, o que garante o abastecimento de água na cidade por mais de dois anos.
“Em maio começamos a revisão do projeto e agora estamos na fase de licenciamento ambiental que será possível ser realizado por meio do TAC. No próximo mês deveremos publicar o edital de licitação para a construção da barragem. E em janeiro a licitação deve estar concluída para que possamos começar as obras. Os prazos estão seguindo o cronograma que apresentamos aqui no município de Montanha, em maio deste ano. A barragem não ajudará somente a população de Montanha, mas também os produtores rurais ”, destacou o secretário da Agricultura, Octaciano Neto.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a parceria com o Ministério Público, intermediada pelo promotor Edilson Tigre, e com a Prefeitura de Montanha foi essencial para a viabilização do TAC. “O licenciamento da barragem só será possível em função dessa assinatura. Estamos satisfeitos com a mobilização de todos os órgãos para que esse projeto fosse possível, afinal, a barragem será de suma importância para a comunidade montanhense, uma vez que poderá suprir a demanda de água, afastando possíveis racionamentos em função da crise hídrica ”, explicou.
A prefeita Iracy Baltar e o vice-prefeito Allan Jhony afirmaram que o reservatório de água da cidade vai se tornar realidade. “É um momento muito importante a assinatura do TAC. Queremos agradecer ao Governo do Estado e ao promotor Edilson Tigre, que nos permitiu assinar o TAC. A barragem é muito importante para Montanha. É um sonho para Montanha. Estamos muito felizes ”, disse Iracy.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Seag
Pedro Callegario
pedro.seages@gmail.com
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
fonte: IDAF ES





