Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“
As ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem e aumentar a reservação de água no Espírito Santo continuam. Nesta sexta-feira (28), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram apresentados os projetos das barragens que serão construídas em Braço do Rio, localizado em Conceição da Barra, e Pedro Canário, em parceria com a iniciativa privada.
Mais de 300 pessoas participaram das apresentações nos dois municípios. Estavam presentes o vice-governador César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, além de lideranças estaduais e municipais.
Colnago destacou a importância do projeto. “”Não existe produção agrícola nem industrial sem água. Por isso estamos trabalhando com prioridade nesse tema. Porque sabemos dos desafios que os produtores rurais e suas famílias estão enfrentando por conta da estiagem. A construção das barragens é importante para a reservação da água, mas temos que cuidar das nascentes e do reflorestamento para garantir que a água escoe””.
Na apresentação da barragem que será construída em Braço do Rio, o secretário da Agricultura explicou que o projeto e parte da áreaforam doadospela Alcon. O reservatório que ficará localizado na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas e vai armazenar água do Rio Preto do Norte, terá capacidade de armazenar 2,5 bilhões de litros de água com 104 hectares de área alagada. O suficiente para abastecer os 13 mil moradores de Braço do Rio por sete anos. Além desta, outras duas em assentamentos rurais serão construídas na cidade.
Já a barragem em Pedro Canário, o projeto foi contratado pela Placas do Brasil S/A. Ela ficará localizada às margens da BR 101, na comunidade de Polonesa, em Pinheiros, no córrego samambaia. Serão 1 bilhão de litros de água em 27,5 hectares. A quantidade é suficiente para abastecer a cidade por um ano.
Octaciano destacou que as obras deverão se iniciar em um prazo de oito meses, tempo para realizar o licenciamento ambiental e licitação.
“”É mais uma etapa do Programa Estadual de Construção de Barragens que está sendo realizada com a parceria com a Alcon e a Placas do Brasil,que doaram o projeto e área, assim como moradores que doaram parte do terreno. As duas regiões sofrem com a estiagem e as barragens vem para garantir o abastecimento e não ser mais necessário ser feito o racionamento de água. Os reservatórios são de múltiplo uso e servirão para atender a cidade, os produtores rurais, as indústrias que geram emprego para região e resolver de vez o problema””, disse Octaciano Neto.
O prefeito de Conceição da Barra destacou que a barragem de Braço do Rio e as duas em assentamentos rurais vão regularizar o uso da água no município. Já o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, agradeceu ao apoio do Governo para elaborar e executar a obra do reservatório na cidade.
O Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.





