Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“
A parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a Prefeitura de Mucurici e produtores rurais possibilitou, no ano de 2016, a realização de projetos de ampliação, construção, regularização e reforma de barragens no município. Ao todo, foram 19.
Várias são as fontes de recursos hídricos disponíveis para o uso humano, animal e agrícola. Para que esses recursos hídricos estejam disponíveis nas atividades humanas, principalmente em regiões de grande escassez, faz-se necessário a construção de reservatórios que possam acumular a água de maneira a facilitar o seu uso. A água é um recurso natural que possui a capacidade de ser um modificador social, ambiental e econômico em todas as sociedades do mundo e deve fazer parte das prioridades político-econômicas.
“A construção de barragem no município de Mucurici é imprescindível para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, já que o município possui cerca de 26% a 44% do seu Produto Interno Bruto (PIB) advindo do setor agropecuário, segundo o relatório apresentado da Síntese Produção Agropecuária do Espírito Santo 2013/2014. Por meio de ações coordenadas entre o poder público municipal, o escritório local do Incaper e os produtores rurais, a elaboração de projetos, a dispensa de licenciamento ou mesmo o licenciamento e a execução dos projetos estão sendo realizados ”, explicou o extensionista do Incaper Felipe Lopes Neves.
O Incaper é um agente que atua em conjunto com os produtores rurais que desejam obter o projeto, a licença ou a dispensa de licença para a regularização junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) e executar com recursos próprios ou com recursos públicos. “Em Mucurici as barragens que são construídas com recursos públicos devem atender um número mínimo de dois a três produtores rurais visando ao aumento do número de beneficiários e da maximização da utilização dos recursos financeiros e operacionais (máquinas e equipamentos) ”, ressaltou o extensionista.
Legislação
O Incaper sempre orienta aos produtores que procurem o escritório para realizar o projeto e a regularização de suas represas e empreendimentos, além de informar ao produtor a importância dos aspectos legais e ambientais da regularização, evitando assim a sua autuação.
A partir do dia 08 de dezembro de 2016, o decreto nº 3.623-R, de 04/08/2014, que regulamenta o licenciamento ambiental de barragens para fins agropecuários e/ou usos múltiplos no Estado, sofreu alterações nos artigos 6, 7 e 8 que dispõem sobre os tipos de barragem e a simplificação para licenciamento. A dispensa de licença para as barragens do tipo I, que antes deveriam ter área alagada menor ou igual a 1 hectare de lâmina de água e 10.000 m3, passa a ser fornecida para barragens com área alagada menor ou igual a 5 hectares e volume de 50.000 m3. Com este decreto a possibilidade de regularização e adequação dos reservatórios visando à ampliação do volume armazenado poderá ser aumentada.
Fonte: Incaper





