Valorize o Produtor

Jovem apaixonado pela agricultura sonha em montar agroindústria

Marcos da Silva Castro, produtor rural de São José do Calçado, planta frutas e hortaliças e quer inovar em sua região

por Comunicação Senar-ES

em 04/09/2020 às 11h56

2 min de leitura

Jovem apaixonado pela agricultura sonha em montar agroindústria

*Divulgação Senar/ES

Desde muito jovem o produtor rural
Marcos da Silva Castro
acompanha seu pai e avô na agricultura, o que o incentivou a seguir carreira na atividade. Formado em técnico agrícola, hoje trabalha na propriedade rural da família em São José do Calçado (ES) e produz frutas e hortaliças comercializadas na feira livre de Bom Jesus do Itabapoana.

“Sou um apaixonado pela roça! Quando minha mãe precisou passar por um tratamento de saúde, meu pai deixou a propriedade para que eu cuidasse. Eu tinha que direcionar tudo, decidir o que era prioridade na semana, ensinar os trabalhadores contratados e isso fez com que eu tivesse mais gosto pela atividade ”, conta Marcos.

O Sítio Cachoeira Bonita é especializado na produção de frutas e hortaliças e Marcos revela que os projetos futuros incluem a montagem de uma agroindústria de polpa de frutas, inovação em sua região. Ele também vende mudas de frutas como acerola, goiaba, manga e maracujá, para propriedades rurais vizinhas.

“Já estamos juntando recursos para montar a agroindústria e regularizá-la. Vimos essa oportunidade no mercado, porque em São José do Calçado ainda não existe. Temos a matéria-prima em nossa propriedade, mas também incentivo que produtores do entorno plantem para nos fornecer no futuro ”, diz.

Marcos conta que foi através dos treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) que se especializou na prática agrícola. Ele já cursou mais de 10 capacitações da instituição, entre elas olericultura, tratorista, poda e desbrota de café arábica e café conilon.

“A aprendizagem como técnico agrícola e com o Senar contribuiu muito para o que sei hoje. Quando fazemos tudo com organização e planejamento, a propriedade te dá retorno. Contamos com os fatores climáticos também, mas só depende da gente fazer conforme o planejado e conseguir bons resultados ”, revela.

Marcos também atende produtores rurais, oferecendo assistência técnica, e é mobilizador do Sindicato Rural de São José do Calçado. Ele forma as turmas e organiza os treinamentos do Senar-ES na região.

“Pretendo sempre continuar trabalhando na agricultura, desenvolver e aumentar a nossa produção, além de incentivar os produtores do município a se aprimorarem cada vez mais ”, revela.

Conheça a história de outros produtores rurais capixabas:
www.senar-es.org.br/ValorizeoProdutor.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados