Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A integração da tecnologia no setor agrícola tem se tornado um diferencial significativo, com a introdução de produtos inovadores que oferecem soluções para aprimorar as operações diárias nas propriedades rurais. Seguindo essa tendência, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa Teresa, tem desenvolvido diversos projetos, explorando novas tecnologias no campo.
Entre eles, destaque para o sistema de automatização para pivô central. O sistema integra sensores de umidade do solo, estação meteorológica automática, acionadores e dispositivos de comunicação sem fio. O sistema também possibilita o acionamento remoto por meio de smartphone. Todas essas inovações facilitam a tomada de decisão do produtor sobre quando e quanto irrigar.
Após um ano de pesquisa, a primeira etapa, que inclui automação remota e manejo de irrigação, já foi concluída. A previsão é que o projeto seja finalizado em dois anos. “Além da rotina de pesquisas e aulas práticas, a automação do pivô central do campus é importante para a rotina de produção da fazenda. Graças a vários aprimoramentos do processo produtivo, especialmente a irrigação, ano passado conseguimos colher mais de 50 toneladas de silagem por hectare”, Victorio Tonini, coordenador geral de gestão de campo.
A tecnologia está sendo desenvolvida pelos alunos do Grupo de Pesquisa em Irrigação do Campus, sob a coordenação do professor Gustavo Haddadem. O projeto é feito em parceria com a empresa Geocontrol.





