#tbtconexãosafra

Centro para treinar cavalos é exemplo de empreendedorismo no meio rural

Centro de Treinamento Equestre, em Conceição do Castelo, representa um pouco da diversidade de oportunidades de gerar renda nas propriedades

*Fotos: Leandro Fidelis/Imagens com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

Matéria publicada originalmente 07/09/2022

Cada vez mais a proposta da Expedição Tropeira está ligada às expressões culturais e ao turismo rural das Montanhas Capixabas. E desde a inclusão do evento na programação da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), em 2021, o grande desafio do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, juntamente com o Sebrae/ES e a AgroturES, é gerar trabalho e renda nas propriedades rurais o ano inteiro.

Um exemplo de empreendedorismo inspirado na vocação histórico-cultural da região é o Centro de Treinamento Equestre (CTE) Belinho, em Jatobá, zona rural de Conceição do Castelo. Às margens da Rota Imperial, Antônio Henrique Lima Carvalho, o “Belinho”, transformou uma chácara herdada há três anos, após a morte do pai, em destino certo para quem gosta de muares e cavalos.

O espaço aluga animais para cavalgadas e passeios, a exemplo do burro Muleque e da pônei Chica- principalmente para famílias com crianças-, além de domar, tosar e ferrar ca#tbtcvalos da raça Mangalarga Marchador. Os clientes desse último serviço são moradores de Conceição, Afonso Cláudio e Castelo, cujos animais ocupam as 15 baias disponíveis.

“Aqui prezamos pela organização, cuidado e capricho. Comecei com quatro animais alojados e a procura foi só aumentando. Já estou operando no limite porque não tem mais espaço”, conta Belinho.

De acordo com o empreendedor, a doma leva de seis meses a um ano, porém os clientes com cavalos alojados no CTE frequentam mais o espaço para passeios com os animais nos fins de semana. “Graças a esse público, o CTE está chamando atenção de pessoas que nunca tiveram experiência com cavalos e aumentando a consciência de que cavalgadas não estão ligadas ao consumo de bebida alcoólica”, afirma Belinho.

Além da iniciativa, o Centro tem parceria com a Apae de Conceição para aulas de equitação adaptada todas às quintas e sextas-feiras no picadeiro com acompanhamento de psicólogos e fisioterapeutas. As práticas começaram antes da pandemia e retornaram há dois meses.

Belinho conta que sempre gostou de cavalos e muares, mas a primeira oportunidade de adquirir conhecimento foi quando um amigo criador de animais lhe pagou um curso para ele ajudar a tomar conta da criação. Ao assumir a chácara da família, ele buscou mais informações por meio de cursos e contratou a consultoria do Sebrae há um ano para incrementar o Centro de Treinamento Equestre.

A próxima ideia a ser colocada em prática será explorar a história da Rota Imperial na região para aumentar a experiência turística dos frequentadores do empreendimento.

Turismo rural

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos