Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro
“A economia é a mola propulsora para a degradação ou para a regeneração do tecido social e do ambiente natural. Buscar uma bioeconomia é o único caminho para gerar emprego e qualidade de vida para as comunidades das nossas florestas, em especial da Amazônia. É fundamental que isso seja feito usando os melhores conhecimentos e tecnologias”.
As palavras são do ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e articulador do Centro Brasil do Clima (CBC), o jornalista e professor Sérgio Xavier, que completa: “o desafio é sair da ilusão dos ativos fósseis e degradadores. Temos de construir novos ativos, naturais, de realidade sustentável. Os únicos ativos que podem se perpetuar ao logo de milhares de anos são os ligados à vida. Por isso temos de nos concentrar na vida”.
Sérgio Xavier, que será um dos palestrantes no Seminário Sustentabilidade Capixaba, foi um dos articuladores da carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com a proposta de parceria entre o Brasil, detentor da maior base florestal do planeta (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa), e os Estados Unidos, donos da maior capacidade de investimentos no mundo.
Xavier destaca que a economia precisa trilhar caminhos que envolvam a sociedade, fortaleçam as comunidades e integrem o conhecimento e diversidade cultural dos povos da floresta. “Temos de buscar as melhores tecnologias para, junto com esse patrimônio vivo do Brasil, elas se formem novas oportunidades de negócios”, salienta.
O Seminário Sustentabilidade Capixaba acontece nos dias 1º e 2 de junho, em Guaçuí, no Caparaó. O evento, que será ministrado de forma on-line, busca apoiar e divulgar iniciativas que visam à recuperação, preservação e uso responsável dos recursos naturais no Espírito Santo. No final das palestras, será emitido certificado de participação com carga horária de 12 horas.
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sobre Sérgio Xavier
Sérgio Xavier é jornalista, consultor, desenvolvedor de inovações para a sustentabilidade e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco.
CEO da Plataforma Circularis – Economia Circular. Articulador político do Centro Brasil no Clima (CBC).





