Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

A comitiva europeia que visitou propriedades no Espírito Santo no último final de semana e se reuniu com o governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta, em Vitória, na segunda-feira (9), está de volta à Europa e voltou para casa com uma percepção muito positiva em relação ao Estado.
Representantes da Bélgica, Espanha, Irlanda, Itália e da Organização Internacional do Café realizaram visitas de campo em áreas de produção de cacau, café e agroflorestal no Norte do Estado. A visita foi organizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Programa AL-Invest Verde da Comissão Europeia. O objetivo foi apresentar as iniciativas do Estado na área da rastreabilidade e da produção sustentável de café, cacau e outros produtos agrícolas.

“Sempre fico feliz em ver o compromisso que as pessoas têm com o setor rural, desde instituições como o Estado, as prefeituras municipais e também órgãos de assistência técnica, a academia, diferentes entidades que apoiam os produtores para que eles possam desenvolver um trabalho mais eficiente possível. E no âmbito da sustentabilidade é necessário inovar muito diante de desafios tão urgentes como o das mudanças climáticas. E encontrei isso aqui no Espírito Santo.
Foi minha primeira experiência no setor de cacau, nunca tinha ido a uma lavoura e percebi que é uma cultura que possui grandes paradigmas, como a do café. Como é importante prestar apoio ao produtor não apenas no sentido da produção, mas também de distribuição, de colaboração, de assistência técnica, com políticas públicas voltadas para isso. Encontrei um ambiente muito rico aqui no Espírito Santo e experiências que chamaram muito a minha atenção.
A experiência do cacau junto com a seringueira, do cacau junto com o mamão, a questão da aglofloresta e de forma muito especial, conhecer a operação da logística de exportação do café, a partir de uma cooperativa, me fez entender um pouco mais sobre essa cadeia. Vi a participação de mulheres muito empoderadas que lideram suas famílias e também as questões da fazenda. Não sei se é uma realidade em todo o mundo, mas chamou muito a minha atenção.”
Andrea Monaco, executivo do AL Invest Verde
Plataforma Selo Verde
O Governo do Estado, por meio da Seag, em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Programa AL-Invest Verde, realiza a implementação da plataforma Selo Verde no Estado. Os investimentos alcançam aproximadamente R$ 2,7 milhões e o projeto já está em execução.
A plataforma Selo Verde fornecerá informações precisas e atualizadas sobre a produção agrícola e a regularidade ambiental das propriedades rurais capixabas. O projeto, pioneiro no Brasil, utilizará tecnologias como inteligência artificial para mapear as áreas de produção de café, cacau e florestas plantadas, garantindo a rastreabilidade e a origem sustentável dos produtos.





