Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Você quer saber como fazer adubo orgânico caseiro? Siga as informações fornecidas pelo engenheiro agrônomo João Batista Silva Araujo (Incaper), especialista em agricultura orgânica e agroecologia. Com sua vasta experiência em educação rural, pesquisa e extensão, ele orienta sobre como criar adubo orgânico a partir de ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar.
Com foco em temas como adubação orgânica, adubação verde e sistemas agroflorestais, as informações fornecidas por João podem ajudar a criar adubo orgânico caseiro que irá melhorar a saúde do solo e promover a sustentabilidade na agricultura. Confira as dicas!
Como fazer um bom adubo orgânico caseiro?
Para fazer um bom adubo orgânico caseiro, é necessário misturar materiais orgânicos diversos em um processo de decomposição. Restos de cozinha como cascas de frutas, verduras, cascas de ovos e borra-de-café podem ser compostados em composteiras com baldes. Deve-se misturar esses materiais com palhada, grama cortada e serragem, por exemplo, e manter o balde tampado para evitar proliferação de insetos. O composto ficará pronto após 30 dias.
Qual o melhor adubo caseiro para as plantas?
O melhor adubo caseiro para as plantas é o adubo orgânico obtido da decomposição de materiais orgânicos. Em apartamentos, podem ser compostados restos de cozinha em composteiras com baldes. Em casas com quintais e jardins, podem ser usadas folhas caídas e grama roçada como base para a compostagem, misturando com os restos de cozinha. O chorume da composteira em baldes também pode ser aplicado sobre o solo como adubo líquido.
Quais materiais orgânicos devem ser evitados na compostagem doméstica e por quê?
Na compostagem doméstica, não se deve utilizar restos de comida que contenham sal, óleos e gorduras, laticínios e fezes de gatos e cachorros.
Qual a melhor maneira de aplicar o composto orgânico nas hortas e jardins?
Como regra geral, aplica-se 3,0 kg de composto por m2 de canteiro nas hortas, sendo 2,0 kg incorporado ao canteiro e 1,0 kg em cobertura, 30 a 40 dias após.
Como preparar e usar o chorume da composteira como adubo líquido?
O chorume da composteira em baldes pode ser aplicado sobre o solo como adubo líquido. Deve ser diluído na proporção de 1,0 l de chorume para 20 litros de água.
É possível compostar galhos e outros materiais duros? Se sim, como?
Deve-se evitar a compostagem de galhos e outros materiais duros, de difícil decomposição e que podem ser usados apenas após serem triturados.
É seguro utilizar borra de café não decomposta misturada com o solo? Quando o plantio deve ser feito após a adubação?
Se utilizar a borra de café não decomposta misturada com o solo, o plantio deve ser feito 15 dias após a adubação.
Seguem duas indicações para consulta de composteiras
https://portal.ifro.edu.br/images/Campi/Zona_Norte/Manual_web.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136838/1/CPAF-AP-Folder-COMPOSTEIRA.pdf





