pube
Sanidade

Mulher do ES recebe sementes misteriosas sem tê-las comprado

"O Ministério da Agricultura investiga os casos. Mais de 30 pessoas já receberam as sementes misteriosas, em 9 estados diferente"

por Catraca Livre

em 01/10/2020 às 12h39

2 min de leitura

Mulher do ES recebe sementes misteriosas sem tê-las comprado

Uma mulher, de 22 anos, moradora de Vila Velha, no Espírito Santo (ES), recebeu dois pacotes das
sementes misteriosas, sem tê-las comprado, ao invés do pedido que realizou na plataforma e procurou a Polícia Federal. Os pacotes foram entregues nesta quarta-feira, 30, para a Superintendência do Ministério da Agricultura, em Vitória, capital do estado.

sementes misteriosas
Crédito: Reprodução/TVGazeta

A jovem maquiadora Saky Martins contou que os Correios solicitou que ela fosse até uma das agências da Grande Vitória para retirar a encomenda, na terça-feira, 29.

Saky explicou que está habituada a fazer compras em sites internacionais e que sempre recebeu os produtos pedidos. Porém, desta vez foi diferente. Ao invés dos brincos, projetor de celular e um enfeite em miniatura, a jovem recebeu dois pacotes da semente misteriosa e um termômetro.

pube

“Eu recebi uma mensagem dos Correios para eu poder receber um item que o carteiro tentou entregar na minha casa e não conseguiu. Eu fui até uma agência e na hora que eu peguei o pacote, eu achei que não era o meu pedido por causa do formato ”, contou, ao
G1.

Os recebimentos de pacotes de sementes misteriosas que não foram encomendadas estão sendo investigados pelo Ministério da Agricultura. Até agora, foram registrados 37 casos semelhantes em outros oito estados do Brasil.

O caso de Saky foi o primeiro registrado no Espírito Santo. As sementes misteriosas serão encaminhadas para analise em um laboratório federal.

Segundo o Ministério da Agricultura, a origem dos pacotes é de países da Ásia, como China, Malásia e Kong Kong.

Além da jovem do Espírito Santo, moradores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia, Pernambuco e Bahia afirmam já terem recebido o produto não solicitado.

A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras brasileiras com pragas.

O Ministério da Agricultura emitiu um alerta fitossanitário nesta segunda-feira, 28, para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

O alerta vale para recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China, como vem ocorrendo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!