Sanidade

Equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Linhares visita estabelecimento de ovos e derivados em Santa Maria de Jetibá

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 12/03/2021 às 18h23

3 min de leitura

*Fotos: AssCom PML

A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Luiza Forzza Miguel, e a médica veterinária, Marcela Durão, da Secretaria de Agricultura de Linhares, acompanhadas da agricultora Clenir Aparecida Zeniboni, proprietária da Chácara da Nona, em Quartel de Cima, estiveram em Santa Maria de Jetibá, município que é o segundo maior produtor de ovos do país e o maior polo avícola do Espírito Santo. A visita a estabelecimentos de ovos e derivados aconteceu em decorrência do interesse da agricultora em registrar um entreposto de ovos caipiras no SIM em Linhares.

Durante as visitas na Granja Avícola e no Entreposto de Ovos, a equipe esteve acompanhada por Vanderley Marquez e Gerson Possatti, da equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Santa Maria, e puderam conhecer o fluxograma de produção desde à recepção dos ovos nas agroindústrias, à ovoscopia, à classificação dos ovos, seu acondicionamento e rotulagem, além da armazenagem e expedição dos ovos para distribuição.

pube

Na ocasião, foi acompanhada a dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos de ovos e verificado particularidades referentes às instalações das agroindústrias, equipamentos, tecnologias de processamento, conceitos, e controles de qualidade realizados por meio de Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO), análise dos produtos e controle da qualidade da água de abastecimento, servindo para ampliar os conhecimentos técnicos.

A médica veterinária, Marcela Durão, pontuou que essa foi uma oportunidade para produtora linharense trocar informações e experiências com os criadores de galinhas poedeiras e proprietários de estabelecimentos de ovos. “Todo o conhecimento absorvido nas visitas foi importante para a produtora adquirir segurança, motivação em querer oferecer um produto com mais qualidade para o consumidor e dar continuidade ao projeto e processo de registro do estabelecimento junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Linhares ”, destacou a veterinária.

SIM
e Susaf

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Linhares, assim como o de Santa Maria de Jetibá, alcançaram adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual, que é Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização dos produtos de estabelecimentos incluídos no sistema, inicialmente restrita ao município, poderá se estender a todo estado.

pube