RuralturES 2021

RuralturES vai promover o Turismo de Experiência em Venda Nova do Imigrante

por Assessoria de Imprensa

em 23/11/2021 às 16h15

5 min de leitura

RuralturES vai promover o Turismo de Experiência em Venda Nova do Imigrante

Vai uma cerveja artesanal ou um cafezinho especial? Deseja viver momentos e experiências inesquecíveis? Na RuralturES, a Feira Estadual de Turismo Rural, que vai acontecer em Venda Nova do Imigrante, entre os dias 25 e 28 de novembro, o visitante vai poder escolher o que experimentar, ou pode experimentar tudo.

As iguarias da agroindústria capixaba estão presentes em vários estandes, possibilitando aos visitantes apreciarem os sabores da agroindústria capixaba e diferentes experiências do turismo rural. Serão cerca de 80 empreendimentos ofertando seus produtos e serviços na feira, com o suporte do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae / ES) em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) .

“A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba. Além de descobertas das potencialidades dos empreendimentos rurais em suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos, esta feira vai apresentar para o público uma nova vertente do agroturismo: o turismo de experiência ”, destaca o superintendente do Sebrae / ES, Pedro Rigo.

O evento é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Sebrae / ES, Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

Turismo de experiência

pube

Que tal apreciar os diversos sabores e aromas dos cafés especiais do Espírito Santo em uma cafeteria modelo? O convite irrecusável é do Espaço Cafés Especiais, onde além de degustar o café capixaba, os visitantes poderão conhecer o processo de produção dessa bebida.

Este modelo de turismo, que promove a participação ativa dos visitantes com interação na cultura local, é conhecido como Turismo de Experiência.  “O Sebrae/ES apoia e auxilia os pequenos negócios a proporcionarem aos turistas aprendizados significativos e momentos memoráveis que permanecerão na memória dos visitantes”, destaca o superintendente Pedro Rigo.

Ao todo, o Espaço Cafés Especiais, que também tem o apoio do Senar/ES, vai contar com 10 produtores capixabas.

Para quem prefere as cervejas artesanais, o Sebrae/ES também desenvolveu o Espaço Cervejarias, que conta com 12 produtores. Para a sócia da Cervejaria Altezza, de Venda Nova do Imigrante, Regina Grasselli, esta é uma grande oportunidade para apresentar a sua produção para potenciais clientes.

“A Altezza foi a cervejaria pioneira das montanhas capixabas, contribuindo fortemente para o surgimento de uma nova rota turística denominada Rota dos Lagos. Depois dela, surgiram vários outros empreendimentos no local, impulsionando o agroturismo regional. Nos sentimos lisonjeados em participar deste evento que promove uma visibilidade nacional e muito contribui para o desenvolvimento desta atividade na região e valoriza os produtos artesanais capixabas”, destaca Regina.

A expectativa do Sebrae/ES é que a partir do estímulo sensorial, os visitantes despertem o interesse por conhecerem as experiências geradas pelo café e cerveja, potencializando o Turismo de Experiência nessas regiões.

“A proposta do Sebrae na Feira é garantir um espaço para os empreendedores rurais mostrarem, na sua plenitude, o que esse território produz. Além de disseminar as experiências, os atrativos turísticos, as novidades que estão surgindo, enfim, toda a força do turismo rural, sua capacidade de atrair visitantes e gerar fluxo turístico importante para a região”, disse Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

O tropeirismo também está entre os pilares de atuação do Sebrae/ES durante o evento, com a formatação de um produto de experiência baseado nessa atividade itinerante secular, executada por tropas à cavalo, responsáveis por abrir estradas e fomentar o desenvolvimento do interior, ainda no período colonial.

Produtos e serviços turísticos

O Sebrae/ES está apoiando ainda um espaço de promoção e divulgação de produtos e serviços turísticos do Espírito Santo. Os empreendedores que estiverem na feira, expositores ou não, terão cinco minutos para falarem sobre os seus negócios no espaço Prosa e Negócio. Também será permitida a distribuição e sorteio de brindes, amostras, folderes e cartão de visita.

Venda Nova do Imigrante

O município de Venda Nova do Imigrante, na região sul serrana do Espírito Santo, é um destaque, sendo considerada a “Capital Nacional do Agroturismo”. A atividade surgiu como uma alternativa para geração de renda para produtores rurais e se tornou um grande atrativo, que promove o destino nacionalmente.

A cidade fica há mais de 120 km da capital, Vitória, e compõe a Região Turística das Montanhas Capixabas, junto com os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, contemplando 383 empreendimentos direcionados ao turismo, entre hospedagem, gastronomia, propriedades de agroturismo e de lazer, entre outros.

Atualmente, essa região é frequentada principalmente por turistas autoguiados, oriundos da região metropolitana da Grande Vitória e do norte do Espírito Santo.

pube