RuralturES 2021

Municípios vão mostrar riqueza cultural e da biodiversidade durante a RuralturES 2021

por Redação Conexão Safra

em 25/11/2021 às 17h35

3 min de leitura

Municípios vão mostrar riqueza cultural e da biodiversidade durante a RuralturES 2021

O Espírito Santo é um Estado que surpreende pela diversidade climática, geográfica e cultural, apesar da sua pequena extensão territorial, se comparado com outras unidades da federação. É essa riqueza que os municípios das Montanhas Capixabas prometem levar ao público da RuralturES 2021. A feira começa nesta quinta-feira (25) e vai até o próximo domingo (28), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Com entrada franca, o evento seguirá todos os protocolos sanitários atuais para inserir o público num universo de sensações e sentimentos do turismo de experiências.

Confira o que você encontrará nos stands!

Afonso Cláudio- A ideia do município é levar seus maiores potenciais. É a Capital Estadual do Queijo (mais de 300 produtores de 16 diferentes etnias), conhecido pelos cafés especiais (entre os melhores do país, com várias premiações) e também a Capital da Biodiversidade, com destaque para a Observação de Aves (cerca de 370 espécies catalogadas). Além disso, destinos como a Rota do Empoçado e os Três Pontões estarão em destaque.

Brejetuba- O destaque serão os cafés especiais produzidos no município.

Castelo- O público vai conhecer os cafés especiais e cachaças produzidos no município, além de produtores de flores, cactos, suculentas e rosa do deserto da região do Forno Grande.

pube

Conceição do Castelo- A grande aposta será a divulgação do Vale do Emboque.

Domingos Martins- O município com forte herança da imigração europeia, em especial alemães, pomeranos e italianos, vai levar grupos de dança, artesanato, além de divulgar as rotas e circuitos turísticos e o famoso “Brilho de Natal”.

Laranja da Terra- Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o espaço será decorado com flores produzidas no município, artigos e produtos da cultura pomerana, artesanato de fibra de bananeira e móveis rústicos. No stand, também estarão presentes representantes das culturas afro e pomerana.

Marechal Floriano- O stand vai divulgar o Zoo Park da Montanha, o Circuito Vale do Verde, o famoso “Arroz de Marechal”, além das orquídeas e dos cafés especiais.

Vargem Alta- Vai mostrar o movimento quilombola da comunidade de Pedra Branca (região onde foi extraído, na década de 1950, um dos primeiros blocos de mármore do município), com destaque para o artesanato de tambores e caxambu; além de amostras da agroindústria local. Outra temática do stand serão as reservas ambientais do município (Águia Branca- conhecida pela incidência da saíra-apunhalada; Parque Municipal da Cachoeira do Caiado, RPPM Vale da Serra e Área de Conservação do Frade e da Freira- 70% pertence a Vargem Alta).

Venda Nova do Imigrante- O município anfitrião contará com dois stands, sendo um deles com uma casa típica do imigrante italiano cenográfica. O espaço vai dar destaque a alguns produtos do agroturismo local, a exemplo do socol, linguiças e massas, onde o público poderá conhecer um pouco da história e das tradições. Além da presença dos empreendedores de Venda Nova e de representantes das principais festas, a grande novidade será o mapa em “touch screen” com informações turísticas do município e a divulgação da mais nova rota, a dos Lagos.

SERVIÇO:

RuralturES 2021

Quando: de 25 a 28 de novembro

Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES)

*Site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br

*Entrada franca

pube