Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O 4º levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a estimativa da produção de grãos para a safra 2018/19 é de 237,3 milhões de toneladas. Se comparado com a safra passada, o crescimento deverá ser de 9,5 milhões de toneladas, o que representa aumento de 4,2% no volume. Já a área plantada está prevista em 62,5 milhões de hectares, com aumento de 1,2%.
O plantio de soja tem projeção de crescimento de 1,7% na área e redução de 0,4% na produção, equivalente a 118,8 milhões de toneladas. O milho de primeira safra, que teve aumento de 0,4% na área cultivada deve resultar em produção de 27,5 milhões de t. Com este desempenho, a expectativa é de alta de 12,9% sobre 2017/18, registrando produção de 91,2 milhões de toneladas, somadas as duas safras do grão.
Em relação à soja, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio, observou que a cultura foi parcialmente prejudicada por condições climáticas, “um veranico ”, mas destacou que, mesmo assim, a safra deverá ser a segunda maior da história. O recorde foi alcançado na safra 2016/2017 com produção de 238,8 milhões de toneladas.

O algodão também é destaque na produção brasileira, com uma concentração do plantio em janeiro e crescimento superior a 25,3% na área e 20,3% na produção. Outro bom resultado é o da primeira safra de amendoim, que pode chegar a 551,7 mil t, com alta de 10% em relação à safra passada.
O arroz deve ter colheita 7,1% menor do que na safra passada, ficando em 11,2 milhões de t. E o feijão de primeira safra também apresenta queda, de 7,7% na área em relação à safra passada e na produção, estimada em 1,1 milhão de t.
Safra de inverno – Com o fim da safra das culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), a Conab identificou resultados melhores do que na safra passada, mesmo com as adversidades climáticas nas principais regiões produtoras. A produção de trigo ficou 27,3% superior à safra anterior, chegando a 5,4 milhões de toneladas. (*Fonte: Mapa)





