Mais lidas 🔥

Inverno 2026
Como será o inverno 2026 no Brasil? Neutralidade no Pacífico muda cenário

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
À sombra do Buda Gigante, Região dos Imigrantes tem raízes pomerana e italiana em harmonia

Turismo
Carnaval diferente: Vila Velha oferece rotas de descanso no campo

Olivicultura
Brasil deve bater recorde histórico na produção de azeite de oliva

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural redesenha mapa do desenvolvimento do Espírito Santo

Depois de dias de sol e pouca chuva durante o carnaval, o tempo volta a mudar de forma significativa no Sudeste do Brasil. A previsão indica aumento das instabilidades até o fim da semana, com possibilidade de temporais e volumes elevados de chuva em diferentes estados da região. As informações são do Climatempo.
A mudança no padrão atmosférico ocorre por uma combinação de fatores. Uma nova frente fria avança pela costa do Sudeste, enquanto o sistema de alta pressão conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) perde força sobre a região. Ao mesmo tempo, intensifica-se a corrente de ar quente e úmido que vem da Amazônia em direção ao Centro-Sul do país.
Esse conjunto favorece a formação de nuvens carregadas. O ar muito quente já acumulado sobre o Sudeste encontra a umidade trazida da Amazônia e o estímulo da frente fria, criando condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e acumulados expressivos de chuva.
Alerta para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
A frente fria se organiza na costa da Região Sul e avança pelo Sudeste nesta quarta-feira (18), passando pelo litoral de São Paulo e alcançando o Rio de Janeiro. Na quinta-feira (19), o sistema deve atingir a faixa entre o litoral fluminense e o Espírito Santo.
Com isso, aumentam as condições para chuva forte e temporais em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão entre os pontos com maior potencial para pancadas intensas.
O risco mais elevado inclui o centro, norte e parte do leste paulista, o Sul de Minas e a Zona da Mata mineira, além do Sul e da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Norte e leste de Minas e Espírito Santo em atenção
No fim da semana, o avanço da frente fria até a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, somado ao reforço da umidade sobre o norte do Sudeste, deve estimular áreas de instabilidade mais amplas sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.
Nessas áreas, há potencial para chuva volumosa, o que pode causar alagamentos, deslizamentos em encostas e transtornos no trânsito, especialmente em regiões urbana





