Previsão do tempo

Frente fria avança e eleva risco de temporais no Sudeste

Depois de dias de sol e pouca chuva durante o carnaval, o tempo volta a mudar de forma significativa no Sudeste do Brasil

Chuva no ES temporal
Foto: Fernanda Zandonadi/Conexão Safra

Depois de dias de sol e pouca chuva durante o carnaval, o tempo volta a mudar de forma significativa no Sudeste do Brasil. A previsão indica aumento das instabilidades até o fim da semana, com possibilidade de temporais e volumes elevados de chuva em diferentes estados da região. As informações são do Climatempo.

A mudança no padrão atmosférico ocorre por uma combinação de fatores. Uma nova frente fria avança pela costa do Sudeste, enquanto o sistema de alta pressão conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) perde força sobre a região. Ao mesmo tempo, intensifica-se a corrente de ar quente e úmido que vem da Amazônia em direção ao Centro-Sul do país.

Esse conjunto favorece a formação de nuvens carregadas. O ar muito quente já acumulado sobre o Sudeste encontra a umidade trazida da Amazônia e o estímulo da frente fria, criando condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e acumulados expressivos de chuva.

Alerta para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

A frente fria se organiza na costa da Região Sul e avança pelo Sudeste nesta quarta-feira (18), passando pelo litoral de São Paulo e alcançando o Rio de Janeiro. Na quinta-feira (19), o sistema deve atingir a faixa entre o litoral fluminense e o Espírito Santo.

Com isso, aumentam as condições para chuva forte e temporais em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão entre os pontos com maior potencial para pancadas intensas.

O risco mais elevado inclui o centro, norte e parte do leste paulista, o Sul de Minas e a Zona da Mata mineira, além do Sul e da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Norte e leste de Minas e Espírito Santo em atenção

No fim da semana, o avanço da frente fria até a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, somado ao reforço da umidade sobre o norte do Sudeste, deve estimular áreas de instabilidade mais amplas sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.

Nessas áreas, há potencial para chuva volumosa, o que pode causar alagamentos, deslizamentos em encostas e transtornos no trânsito, especialmente em regiões urbana

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos