Como, quando e quanto vai cair a temperatura no fim de semana
por Instituto Climatempo
em 25/08/2023 às 16h31
2 min de leitura

Foto: divulgação/Incaper
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
A forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil nesta terceira de agosto de 2023 começa a perder seu domínio com a passagem de uma frente fria. A mudança na circulação dos ventos sobre o país causada por esta frente fria e o ar frio de origem polar trazido por ela vão causar uma brusca queda de temperatura a partir desta sexta-feira (25) em algumas partes do país.
Não tem nada de “tempo maluco” nessa mudança do tempo. O que está completamente fora do normal para agosto é a onda de calor. Frentes frias são comuns em agosto e sempre causam alguma queda de temperatura nos seus dias de atuação.
Mas, desta vez, como o calor tem estado muito intenso nos últimos dias, o choque térmico será maior e a população vai sentir a mudança de temperatura de forma mais brusca.
O que vai causar a brusca da temperatura?
A temperatura vai cair muito por causa do efeito combinado de muita nebulosidade, chuva e a presença dos ventos frios da massa de ar de origem polar que vem com a frente fria.
Todas as frentes frias estão sempre associadas com uma massa de ar frio, de origem polar, mas que pode ser forte, fraca, moderada, pequena, extensa.
Mais Conexão Safra
A massa de ar frio que vai atuar sobre o Brasil nos próximos dias avança sobre a Região Sul nesta sexta-feira (25), com moderada a forte intensidade e no fim de semana se intensifica sobre o mar, na costa da Região Sul, mas injetando o vento frio sobre o Sudeste no fim de semana.
No Sul do Brasil, o resfriamento do começou na quinta-feira, 24, no Rio Grande do Sul, e ocorre sobre Santa Catarina e Paraná nesta sexta-feira.
A temperatura vai cair muito na Região Sudeste e em Mato Grosso do Sul no fim de semana, inclusive em todas as capitais.
Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal a temperatura também cai um pouco, mas vai continuar quente. No Nordeste e no Norte também vai continuar quente no fim de semana.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!