pube
Prêmio

BRK está entre as líderes na prática  de inovação aberta com startups no país

A concessionária compôs o Top 5 na categoria “Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura”

por BRK Ambiental

em 28/10/2022 às 9h08

3 min de leitura

BRK está entre as líderes na prática  de inovação aberta com startups no país

Foto: comunicação BRK

A BRK foi reconhecida no Top Open Corps 2022 como uma das corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano. A concessionária compôs o Top 5 na categoria “Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura”. O anúncio oficial ocorreu na última semana, dia 18 de outubro.

As cinco corporações reconhecidas foram responsáveis por 81% dos relacionamentos de negócios com startups identificadas no setor, e transacionaram cerca de R$ 30 milhões, segundo a premiação. Foram 247 relacionamentos de negócios com 174 startups no último ano.

pube

Segundo o vice-presidente de serviços compartilhados da BRK, Alain Arcalji, em 2021, a concessionária criou um canal direcionado à inovação aberta, buscando parcerias com pesquisadores, professores e startups que desejam investir em co-criar com a empresa.

A inovação já está inserida nos valores e na cultura da BRK. Nossa área de Governança de Inovação fomenta e acompanha as iniciativas disruptivas que estão sendo implementadas nas nossas operações em mais de 100 municípios, na forma do programa BRK Inova”, completa o gestor.

O diretor da BRK em Cachoeiro, Marcos Mendanha, destaca que realizar parcerias com o ecossistema de inovação faz parte da estratégia da empresa, que valoriza a dedicação das startups locais na busca de soluções inovadoras e que causem impactos positivos na vida das pessoas.

Uma das iniciativas que fomentamos neste ano foi o convite aos empreendedores digitais do Espírito Santo para participarem do “Desafio: Faturas Acessíveis”, lançado nacionalmente pela BRK para buscar soluções que leve à autonomia de clientes com deficiência visual no acesso às faturas impressas e digitais da companhia”, lembrou o diretor.

De acordo com a Startup Scanner, ferramenta que acompanha o mapa de startups capixabas, o Espírito Santo possui atualmente mais de 156 startups, distribuídas em 15 cidades. Somente no último mês, foram 15 novas startups registradas pela plataforma. Além da região da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim é o município que concentra mais startups no estado, com 3,21% dos registros.

O Top Open Corps existe desde 2016 e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!