Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro
Para tratar do endividamento dos produtores rurais do Espírito Santo e preço mínimo do café, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio, recebeu no dia 30 de maio, entidades como a CNA que representou a Federação da Agricultura, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Agricultura Forte e os parlamentares da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que representam os produtores rurais capixabas.
Ficou alinhado que o Mapa levantará os dados de inadimplência junto ao Banco Central para caracterizar o nível de endividamento do setor, bem como o perfil dos produtores capixabas que estão em dificuldade financeira para que as ações sejam mais assertivas.
A alteração da Lei 13.340 foi uma alternativa que surgiu na discussão, mas ela será melhor trabalhada com foco nas questões estaduais. O fato de apenas parte do estado do Espírito Santo ser abrangido pela Sudene dificulta uma ação que contemple todo o estado no âmbito dessa norma. Além disso, trata-se de uma alteração da Lei que só pode ser feita pelo Legislativo e demanda um tempo que o setor não possui.
Como encaminhamento, definiu-se que o secretário irá ao Espírito Santo para discutir com as representativas do setor iniciativas que possam atender a demanda dos cafeicultores capixabas.
Quanto ao preço mínimo, o Mapa continuará a discussão com a CNA e demais instituições do setor para uma proposta de política cafeeira seja equalizada ainda para essa safra.





