Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O projeto de lei proposto pela deputada Iriny Lopes institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e das Atividades das Mulheres Marisqueiras. O objetivo é fortalecer cooperativas, sindicatos e associações de pescadores artesanais e marisqueiras, promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental dessas atividades, além de garantir a segurança alimentar em harmonia com a conservação da biodiversidade.
A proposta visa a coibir a concentração de poder, garantindo a distribuição equitativa dos benefícios entre as comunidades envolvidas. O projeto tramita nas comissões responsáveis na Assembleia Legislativa.
A pesca artesanal, praticada por pequenos pescadores do litoral, desempenha papel fundamental na subsistência das comunidades costeiras, segurança alimentar, emprego e renda.
A autora lembra que a atividade marisqueira é realizada por mulheres, também artesanalmente, em manguezais, de forma autônoma e contínua e em regime familiar. O produto colhido é destinado para alimentação própria ou para ser comercializado.




