Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Os produtores rurais capixabas poderão contar, em breve, com mais uma possibilidade de plantio, atendida pelo Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A olivicultura é atualmente o principal foco da Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica da Assembleia Legislativa.
A iniciativa vai incluir no próximo ciclo do programa as mudas de oliveiras. Outra ação é a emenda ao orçamento do Governo, em 2020, de R$ 100 mil para a aquisição das plantas.
Na última quinta-feira (14), reuniram- se na Casa Civil o deputado Dary Pagung, o subsecretário Fernando Campanha, os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Lúcia Vilarinho e Júlio Rocha (respectivamente), a diretora Operacional do Bandes, Maria Emilia Vieira da Silva, o Engenheiro Agrícola do Incaper, José Geraldo Ferreira e o coordenador do Reflorestar, Marcos Sossai, além de outros representantes destas instituições.
O coordenador do Reflorestar, Marcos Sossai, ressaltou a importância desta iniciativa. “Será preciso também a capacitação dos consultores vinculados ao Bandes e produtores que são liderança nas regiões. Assim chegaremos mais fácil ao convencimento do nosso público. Hoje o Reflorestar tem um modo de atuar para a entrega de mudas e acompanhamento anual. Juntando as instituições será possível oferecer um manejo e consultoria mais próxima e frequente ”, disse.
A Frente Parlamentar está focada na diversificação agrícola e promoção de renda para os agricultores. Atualmente, o Espírito Santo possui apenas 186,5 hectares destinados ao cultivo de oliveiras. Mas ao todo, existem 150 mil hectares aptos para a olivicultura, distribuídos em 25 municípios da região Serrana e do Caparaó.
No próximo dia 04 de dezembro, a Frente Parlamentar da Diversificação promoverá uma reunião, no município de Marechal Floriano, com os produtores da região para falar sobre a olivicultura. O encontro será às 18h, no Centro de Agronegócios em Santa Maria de Marechal. (*Texto editado- Redação Safra ES)




