pube
Política

Iniciativa fixa direitos de trabalhadoras rurais no Espírito Santo

por Assessoria de imprensa Ales

em 20/11/2023 às 9h42

1 min de leitura

Iniciativa fixa direitos de trabalhadoras rurais no Espírito Santo

Nailza Vilela (46), de Vila Valério, participa desde 2013 do Núcleo de Mulheres da Cooabriel e, ao longo dos anos, viu a vida mudar para melhor.Nailza Vilela (46), de Vila Valério, participa desde 2013 do Núcleo de Mulheres da Cooabriel e, ao longo dos anos, viu a vida mudar para melhor.(*Fotos: Arquivo Pessoal)

Por meio do Projeto de Lei (PL) 661/2023, a deputada Iriny Lopes (PT) quer fortalecer os direitos das mulheres que trabalham no setor primário, que inclui atividades agroflorestais, extrativistas ou de agricultura familiar relacionadas à fruticultura, produção de hortaliças, grãos e sistemas agroflorestais.

pube

A matéria incentiva a qualificação dessas mulheres e também dá prioridade no acesso a recursos e políticas públicas voltadas à agricultura. Além disso, prevê o fomento de ações preventivas e de combate à violência doméstica, de gênero e patrimonial. Outra ferramenta voltada para as mulheres do setor primário é a prioridade em programas de regularização fundiária.

Na Ales, o projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Defesa dos Direitos Humanos, Agricultura e Finanças. “O principal objetivo é a garantia dos direitos dessas mulheres por meio de diretrizes que garantam a melhoria na qualidade de vida das famílias rurais e agroflorestais e a mitigação de assimetrias de gênero na agricultura familiar e nos assuntos fundiários em âmbito regional”, explica a autora na justificativa da matéria.

Acompanhe a tramitação do PL 661/2023

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!