Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025
A pesquisa e os desafios para o desenvolvimento da agricultura capixaba estarão na pauta das comissões da Assembleia Legislativa. O colegiado de Agricultura receberá o engenheiro agrônomo Fábio Luiz Partelli, que vai apresentar as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), principalmente relacionadas ao café conilon.
No encontro, que acontecerá na terça-feira (27), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, será debatida a importância da pesquisa e tecnologia para a sustentabilidade, além do programa de iniciação científica e o montante captado por meio de projetos e convênios recebidos.
De acordo com o agrônomo, que é professor da Ufes desde 2008, o bom resultado das pesquisas é reflexo de intensos estudos da instituição. “Uma pesquisa é fruto da produção de seus artigos científicos, e a entidade acadêmica que mais publica materiais no mundo (sobre café) é a nossa ”, disse.

Já a produtividade da cana estará em debate na Comissão de Cooperativismo, também na terça. Às 11 horas, o colegiado recebe o presidente da Cooperativa de Fornecedores de Cana (Coafocana), Luciano Henriques, que representa os produtores e vai abordar os desafios para aumentar a qualidade e produção do produto.




