Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Seis comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Ales) têm encontros virtuais agendados para a próxima semana. Entre elas, o colegiado de Agricultura, que terá a apresentação de iniciativas ligadas ao setor pesqueiro desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A reunião ocorre na próxima terça-feira (8), às 10 horas, com transmissão pela TV Assembleia e pelos demais canais de comunicação da Casa.
Um dos projetos é o Pescadores Marítimos do Espírito Santo (Pescamar-ES), que teve início em abril deste ano e pretende levar informações para as comunidades pesqueiras do litoral capixaba. O outro é o Fomento Aquícola, que tem como intuito o incentivo às atividades de piscicultura nos municípios interessados com a finalidade de ampliar a produção pesqueira em cativeiro. Ele foi apresentado em Divino de São Lourenço antes da pandemia do novo coronavírus, mas foi interrompido. A ideia agora é inseri-lo no projeto Aquicultura Familiar e retomá-lo de modo on-line.
Estão convidados para o debate o subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável Dorval Uliana; o coordenador de pesca, aquicultura e produção animal da Seag José Alejandro Garcia Prado; e o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Piúma, Victor Hugo Valério.
A presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN), disse que assim que tomou conhecimento das ações convidou os responsáveis para explicar melhor o conteúdo delas. “O Pescamares engloba toda a orla pesqueira do Espírito Santo para uma estruturação melhor desse setor. É importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e das famílias, que na maioria são pescadores artesanais. Já o Fomento (Aquícola) visa promover e incentivar a aquicultura, que é a criação de peixe em água doce. Algo muito importante para a diversificação da cultura nas propriedades rurais”, ressaltou.
Queimaduras
Mais cedo, às 9 horas, o colegiado de Saúde recebe o cirurgião plástico e chefe do serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Vitória Apart Hospital Ariosto da Silva Santos Filho. Ele fará uma explanação a respeito dos cuidados necessários para a prevenção de queimaduras.
Primeira infância
Na quinta-feira (10) a Comissão de Educação realiza audiência pública com o tema: “Política Estadual pela Primeira Infância Capixaba”. Foram convidados o professor e mestre em Educação, com especialização em Educação Infantil e integrante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep) Vital Didonet; a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais Márlei Vieira Fernandes; e a gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização) Eliete Rodrigues de Souza. Essas duas últimas são da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O encontro acontece às 19 horas.
Confira a agenda completa*:
Segunda-feira (7)
11 horas – Comissão de Segurança
Terça-feira (8)
9 horas – Comissão de Saúde
10 horas – Comissão de Agricultura
13 horas – Comissão de Cidadania
13h30 – Comissão de Justiça
Quinta-feira (10)
19 horas – Comissão de Educação (Audiência Pública)
*Foto capa: Foto: Prefeitura de Penha/SC/Reprodução ALES




