Mais lidas 🔥

Frio intenso no Hemisfério Norte pode indicar um inverno mais rigoroso no Brasil em 2026?

Demanda pelo "ejiao"
Cientistas contestam decisão judicial que libera abate de jumentos; peles vão para a China

Previsão do tempo
Quinta ZCAS de 2026 provoca chuva intensa em oito estados até março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural no Espírito Santo: as histórias de quem está construindo a história

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

O artigo “Reproductive Biology of the Smoothtail Spiny Lobster (Panulirus laevicauda) to Support Fisheries Management in Southeastern Brazil”, publicado na revista Fisheries Management and Ecology, é resultado de um projeto de pesquisa liderado pelo professor Jones Santander Neto, que teve como objetivo estudar a biologia reprodutiva das lagostas de importância comercial do Espírito Santo. O trabalho contou com a participação do ex-aluno do curso de Engenharia de Pesca, Luciano Almeida.
O estudo busca determinar parâmetros biológicos essenciais para a gestão de recursos pesqueiros, como tamanho de maturidade, época de desova e fecundidade. A partir desses parâmetros, é possível definir legislações sobre tamanho mínimo de captura e período de defeso para a espécie na região, permitindo uma gestão regionalizada.
Além do Ifes – Campus Piúma, o artigo reúne pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Incaper e do IPCMar.
A publicação destaca o protagonismo do campus na pesquisa científica aplicada à área pesqueira e o papel transformador da participação estudantil em projetos de alcance internacional.
Confira o artigo aqui.




