pube
Pesquisa

Plantio experimental de trigo em Santa Teresa apresenta bons resultados

por Rosimeri Ronquetti

em 14/09/2022 às 12h01

2 min de leitura

Plantio experimental de trigo em Santa Teresa apresenta bons resultados

Foto: divulgação

A curiosidade em cultivar trigo nas dependências do campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Santa Teresa, bem como estudar a adaptabilidade de diferentes materiais de trigo na região foram as principais motivações para o início do plantio experimental no município.

Ambos os trigos testados se adaptaram muito bem na nossa região, indicando alta produtividade em cultivo irrigado. Não apresentou nenhuma anomalia fisiológica ou deficiência nutricional e também não foram observados ataques de pragas e doenças ou ataque de pássaros”, relata o professor Francisco Braz Daleprane, responsável pelo estudo.

pube

São cultivados dois tipos de trigo, um proveniente de cultivo orgânico e outro, de uma coleção de sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em um momento onde o Brasil busca tornar-se autossuficiente na produção do cereal, Francisco destaca futuras possibilidades.

O uso desse trigo, mesmo longe de ser cultivado em larga escala, ainda assim é capaz de fomentar a produção de cervejas artesanais de trigo, bem como pequenas agroindústrias que trabalham com massa”, diz.

Ainda segundo o professor, outro objetivo da pesquisa é a produção de sementes para outros futuros plantios.