Pesquisa

Efeitos de fertilizantes no desenvolvimento da pitaya é tema de pesquisa na Bahia e modelo para o ES

por Assessoria de Comunicação do Incaper

em 09/05/2022 às 13h23

2 min de leitura

Efeitos de fertilizantes no desenvolvimento da pitaya é tema de pesquisa na Bahia e modelo para o ES

Foto: arquivo Incaper

Os resultados dos efeitos de fertilizantes orgânicos e inorgânicos no desempenho da fruta pitaya fizeram parte de um estudo realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Teixeira de Freitas, na Bahia, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O objetivo foi testar diferentes doses de nitrogênio, fósforo e potássio, que são adubos minerais, além da adição de matéria orgânica, por meio de esterco bovino, que é um adubo orgânico, para testar o desenvolvimento da Pitaya. De acordo com os resultados, a formulação contendo 6 quilos de esterco bovino, 60 gramas de ureia, 100 gramas de supersimples e 60 gramas de cloreto de potássio foi o que promoveu um melhor crescimento vegetativo das plantas, tanto inicialmente quanto em estágios mais avançados de desenvolvimento da planta.

pube

O trabalho foi conduzido pelos alunos de agronomia do IFBA, sob a orientação do professor Júlio Cláudio Martins e do pesquisador do Incaper, Renan Batista Queiroz. “Quando analisamos as dosagens de fertilizantes minerais aplicadas nos tratamentos, podemos observar que é possível reduzir alguns componentes, que são compensados pela adição de matéria orgânica, multiplicando os benefícios para a planta”, explicou Queiroz.

“Apesar deste trabalho não ter sido desenvolvido no Estado, temos características semelhantes de clima e solo, sendo que as mesmas recomendações podem ser feitas aqui, principalmente nas áreas do norte do Estado. Vale a pena conferir os detalhes e multiplicar este conhecimento no campo”, acrescentou o pesquisador da Incaper.

Mais detalhes sobre os resultados foram divulgados, por meio de um artigo disponível na Biblioteca Rui Tendinha:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4090/1/pitaya-queiroz.pdf