Nova portaria do Ministério de Meio Ambiente libera pesca no Estado 

O Ministério do Meio Ambiente publicou ontem (19), uma portaria que libera por um ano a pesca e a comercialização de 15 espécies de peixes que estavam proibidas no Espírito Santo. A nova portaria, de número 2017, permite a pesca de todas as espécies classificadas como vulneráveis, incluindo badejo amarelo, garoupa, cherne verdadeiro, caranha, budião […]

O Ministério do Meio Ambiente publicou ontem (19), uma portaria que libera por um ano a pesca e a comercialização de 15 espécies de peixes que estavam proibidas no Espírito Santo. A nova portaria, de número 2017, permite a pesca de todas as espécies classificadas como vulneráveis, incluindo badejo amarelo, garoupa, cherne verdadeiro, caranha, budião fogueira, budião trindade, agulhão branco, batata e sirigado.

A proibição, que foi institucionalizada pela portaria 445/2014, afetaria 16 mil pescadores e 60 mil famílias no Espírito Santo.

Uma lista com 15 espécies de peixes foi entregue pelo deputado federal e líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB), ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e contempla peixes como badejo amarelo, considerado importante ingrediente da tradicional moqueca capixaba. A comissão solicitava a liberação da pesca dessas espécies.

A nova portaria permite a pesca de todas as espécies classificadas como vulneráveis, incluindo badejo amarelo, garoupa, cherne verdadeiro, caranha, budião fogueira, budião trindade, agulhão branco, batata e sirigado.

Segundo o Ministério, estudos técnicos serão feitos para verificar a real situação de extinção de cada espécie no litoral do Espírito Santo.

Para o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, a medida foi uma conquista coletiva, garantindo a renda dos trabalhadores que vivem da pesca em Anchieta e em todo o Estado.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos