Mercado

Pouca oferta e demanda externa aquecida elevam preço da carne bovina

Mercado pecuário brasileiro enfrenta oferta limitada e forte demanda externa, resultando em alta nos preços da carne bovina

carne bovina tarifa
Foto: Pixabay

O mercado pecuário brasileiro tem apresentado um cenário de oferta restrita de animais para abate, aliado a uma forte demanda externa, o que tem impactado diretamente os preços da carne bovina em todo o país. A combinação desses fatores, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), justifica a valorização tanto do boi gordo no campo quanto da carne nos mercados atacadista e internacional.

A escassez de animais disponíveis para abate, somada ao apetite do mercado internacional, tem reduzido a disponibilidade de carne bovina para o consumidor brasileiro. Esse cenário resultou em sucessivas altas nos preços da carne com osso e de cortes comercializados no atacado da Grande São Paulo desde a última semana de março, conforme aponta o Cepea.

O aumento nos preços da carne bovina tem gerado um efeito cascata, diminuindo sua competitividade frente a outras proteínas animais, como a carne suína e de frango, além da tilápia. Levantamentos do Cepea indicam que os consumidores têm buscado alternativas mais acessíveis diante da alta nos preços da carne bovina.

No mercado externo, o Brasil tem mantido um ritmo forte de exportações. Até a segunda semana de abril, o país embarcou uma média de 10,9 mil toneladas de carne bovina in natura por dia, um volume 15,6% superior à média registrada em abril de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea. Esse desempenho reforça a influência da demanda internacional na dinâmica do mercado pecuário brasileiro.

O cenário atual exige atenção dos agentes do setor, que precisam lidar com a oferta limitada e a pressão dos preços no mercado interno, enquanto aproveitam as oportunidades no mercado internacional. A expectativa é que a dinâmica entre oferta e demanda continue ditando o ritmo do mercado pecuário nas próximas semanas.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos