pube
Pecuária

Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética no dia 14 de julho

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 24/06/2022 às 9h49

3 min de leitura

Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética no dia 14 de julho

Foto: reprodução

Os pecuaristas capixabas já podem reservar o dia 14 de julho na agenda: é que será sediada em Linhares a Feira de Touros Pró-Genética, no Parque de Exposições, no bairro Novo Horizonte (BNH). Na feira, serão ofertados animais Puro de Origem (PO), registrados e com potencial produtivo superior, com negociação direta com os criadores.

A Feira de Touros Pró-Genética faz parte do Programa Pró-Genética, concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e apoiado pela Prefeitura de Linhares, pelo Governo Federal e Estadual, junto ao Sindicato Rural de Linhares, Incaper e Idaf.

pube

O Programa Pró-Genética visa aumentar a produção de carne e leite, por meio da utilização de touros melhoradores, e proporcionar ao produtor rural possibilidades de aumento de renda, com a melhoria da produtividade, conforme explicou o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, que comentou sobre a realização da feira.

A feira possibilita a troca de experiências e a aquisição de animais com potencial produtivo, propiciando melhorias nos índices econômicos na pecuária bovina, por meio do melhoramento genético do rebanho. O resultado vai sendo consolidado à medida que o gado tem uma melhor genética, potencializando a produção de leite e os processos que levam a uma carne de melhor qualidade. O resultado é o aumento da renda e novas oportunidades no campo”, frisou o secretário.

A negociação será livre entre vendedor e comprador, e o preço médio sugerido para a comercialização dos animais é correspondente a aproximadamente 50 arrobas de boi gordo.

A comissão organizadora da Feira de Touros Pró-Genética buscou parceria junto às instituições bancárias e cooperativas para atender aos produtores interessados na aquisição dos animais com linhas de crédito específicas.

Critérios para comercialização

Os touros ofertados na feira precisam atender às seguintes especificações: ter idade compreendida entre 18 e 42 meses, de forma a possibilitar ao produtor rural o seu uso imediato no rebanho; possuir exame andrológico positivo, atestando sua qualidade como reprodutor; possuir exame negativo para brucelose e tuberculose; e ter peso mínimo de acordo com a raça, idade e regime alimentar.

Substituição do animal

Caso o animal esteja inapto à reprodução em até seis meses após a compra, por problemas anatomo-fisiológicos previamente existentes e anteriores à sua aquisição, devidamente confirmados por laudo técnico firmado por médico veterinário, cabe ao vendedor a substituição do animal no local onde ocorreu a feira.