Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Aracruz promoveram o Dia Especial sobre sanidade na criação de bezerras. O curso faz parte do terceiro de quatro módulos, e dessa vez abordou as doenças em bezerras. O evento foi realizado no Distrito de Santa Cruz e, ao todo, participaram 35 pessoas entre estudantes, vaqueiros, técnicos e pecuaristas.
Segundo a coordenadora do Escritório Local do Incaper de Aracruz e também palestrante, Fernanda Secchin, o objetivo principal do curso foi mostrar como identificar doenças nas Bezerras. “Mostramos como identificar os fatores que podem levar a contrair infecções e saber como melhora-los, os sintomas das principais doenças que acometem as bezerras na fase de aleitamento e pós aleitamento e como diagnosticar de forma mais rápida para que o animal seja tratado de forma eficaz e não perca o desempenho ”, disse Fernanda Secchin.
O evento também contou com a palestra da médica veterinária Jociene Baratela que relatou sobre as principais doenças que acometem as bezerras no aleitamento e pós aleitamento e quais sinais clínicos de cada uma. A última palestra foi ministrada por Caique Silveira Melo, médico veterinário da MSD Saúde Animal que falou sobre qual o momento e medicamento mais adequado para o tratamento destas doenças.
De acordo com Fernanda Secchin, a criação de bezerras é um tema que precisa ser trabalhado com muita atenção na propriedade. “Porém, ainda é uma categoria animal muito esquecida dentro da fazenda, e o produtor só irá lembrar dela quando estiver parindo. O evento teve boa participação do público-alvo, aqueles que já desenvolvem um trabalho sério têm acompanhado os módulos, mas acredito que temos que fazer um trabalho contínuo para incentivar e mostrar aos produtores a importância de se criar bem uma bezerra, ou mesmo que ela não seja a futura matriz, fazer com que consigamos diminuir a taxa de morbidade e mortalidade, para termos menos disseminação de doenças na propriedade, gastos com medicamentos e baixo desempenho dos animais. ”, afirmou.
“Falamos sobre a importância da prevenção para combater a brucelose. A vacinação é obrigatória no bezerro, e os sintomas da doença, como identifica-la é essencial para minimizar os prejuízos econômicos já que gera infertilidade e o animal não consegue produzir carne e leite”, disse o médico veterinário do Idaf, Guilhermo Modenese Recla.





