Selo Estadual de Alimento Saudável

Proposta valoriza alimentos orgânicos

Deputado Dary Pagung quer criação do “Selo de Alimento Saudável” para alimentos produzidos sem substâncias tóxicas

Conferência Green Rio 2015 discute estratégias para a economia verde e o setor de alimentos orgânicos no Jardim Botânico (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com o objetivo de valorizar a produção de alimentos orgânicos, o Projeto de Lei (PL) 46/2023 cria o Selo Estadual de Alimento Saudável. Se virar lei, os produtos com o selo terão garantia de uma produção sem uso de substâncias tóxicas. A matéria é de autoria do deputado estadual Dary Pagung (PSB).

A iniciativa determina que o Executivo disponibilize uma lista de substâncias tóxicas vedadas para a concessão do selo, que não depende de qualquer pagamento por parte do produtor. A lista é responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag). O selo será fornecido ao produtor rural pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Na justificativa da matéria, Pagung (PSB) explica que o projeto de lei busca valorizar a produção consciente de alimento saudável, oferecendo alimento de melhor qualidade. O PL será analisado pelas Comissões de Justiça, Agricultura, Segurança Alimentar e Finanças.