Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Três produtores rurais de Linhares decidiram abrir uma empresa depois de passarem por um treinamento do Senar-ES. Wanderson Clemente, Ilton Scarpat e Renildo Alves se uniram em sociedade e criaram a Geodrone.
A empresa que presta serviço para topografia, geoprocessamento e mapeamento aéreo rural e urbano, já está funcionando. A capacitação dada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo foi de operação e mapeamento com aeronave remotamente pilotada, ou seja, o drone. O curso auxilia os participantes a entenderem melhor sobre a ferramenta e a aplicabilidade no campo.
O instrutor de mecanização agrícola e operação de drones, Cleber Muniz, foi o responsável pelas aulas que inspiraram os sócios a darem esse passo importante. Feliz e orgulhoso pelos alunos, Muniz diz que é preciso esforço para realizar seus objetivos, como esses fizeram. “Tem que acreditar no sonho e buscar caminhos sólidos e confiáveis para transformar em realidade”, ressalta.
De acordo com Wanderson, um dos criadores do Geodrone, o curso do Senar-ES foi o que precisavam para tirar o plano do papel. “Nós já estávamos fazendo treinamentos online e buscando capitalização. Quando fui desligado da empresa que trabalhava, criamos um ânimo maior, e com o curso prático do Senar não tivemos mais dúvidas do caminho a seguir”, conta o produtor.
O treinamento foi feito no município de Rio Bananal, na região Norte do Espírito Santo e, segundo o empreendedor, “a prática e troca de informações técnicas do software foram fundamentais” quanto a decisão de criar a empresa.
O foco inicial da Geodrone será fazer o mapeamento e calcular os índices de vegetação das áreas, a fim de captar informações eficientes para tomadas de decisões. Sempre com a missão de levar as soluções que o cliente precisa.
Muniz finaliza reforçando a importância das capacitações do Senar para a evolução dos produtores rurais. “Além de levar conhecimento, nós do Senar-ES, mudamos a vida das pessoas. E para melhor. O Senar é o melhor caminho”, conclui o instrutor.




