Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Principal evento do cultivo de oliveiras no Espírito Santo, a terceira edição do Dia de Campo sobre Olivicultura foi realizada nos dias 4 e 5 de março na Região Serrana de Pedra Azul, no município de Domingos Martins. O encontro, promovido pela Associação dos Olivicultores do Estado do Espírito Santo (Olives), contou com palestras, oficinas, práticas de campo, painéis de degustação de azeites, além de visitas a unidades de extração de azeites (Lagares).
A equipe do Serviço de Inspeção, Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SIFISV/DDA-ES/SFA-ES) participou do evento com palestra sobre orientações para registro no CGC/MAPA de estabelecimento processador de azeite de oliva, ministrada pelo auditor fiscal Mário Lúcio Carvalho Bittencourt, que ressaltou a obrigatoriedade do registro estabelecida por Lei. Também foi ministrada palestra sobre rotulagem para azeite de oliva, pelo agente de Atividades Agropecuárias, Ramon Moulin Permanhane.
Da SFA-ES, também estiveram presentes no encontro o chefe do SIFISV-ES, Raphael Massaud Conde, o chefe da UTRA/Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Henrique Ribeiro, e os auditores fiscais Sandra Helena Martins, Marcelo Sobreira de Souza e João Paulo Araújo.
O cultivo de oliveiras tem crescido na Região Serrana do Espírito Santo por conta do clima e do solo favoráveis para esse tipo de plantio. Atualmente, o estado capixaba tem cerca de 300 hectares de área plantada de azeitona, envolvendo aproximadamente 150 produtores, distribuídos em 17 municípios, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).




