Mulheres no Agro

Cafeicultora de Venda Nova é a única capixaba entre vencedoras de concurso feminino

Lucineia Uliana Cesconeto (Sítio Pica-Pau) venceu na terceira colocação da categoria Via Úmida

por Redação Conexão Safra

em 14/12/2021 às 11h09

2 min de leitura

Cafeicultora de Venda Nova é a única capixaba entre vencedoras de concurso feminino

*Fotos: Divulgação

A qualidade dos cafés de Venda Nova do Imigrante segue sendo reconhecida nacionalmente. No último dia 05 de dezembro, Lucineia Uliana Cesconeto, do Sítio Pica-Pau, em Alto Caxixe (Venda Nova do Imigrante) garantiu o terceiro lugar na categoria “Melhor Lote Via Úmida”, em sua primeira participação no Concurso Nacional Florada Premiada, organizada pela 3 corações.
O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar mulheres, e trazer melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. Voltado exclusivamente para mulheres produtoras de café, a quarta edição do Concurso recebeu 1005 inscrições de diversas regiões produtoras de café 100% arábica de todo o Brasil.
O lote enviado faz parte da primeira colheita e foi processado através do processo de via úmida (cereja descascada). O processo é realizado de maneira convencional, sem adição de qualquer produto que possa alterar ou modificar as características próprias do café, ou seja, sem aditivos artificiais que possam alterar a fermentação e a característica do café.
Lucinéia afirma que a classificação é resultado de muita dedicação e cuidado. “Me dediquei a este lote. A gente colheu o café madurinho do pé, descascamos, fizemos uma boa secagem e depois tirei, a mão, todas as imperfeições que sobraram no meio. Catei a mão as 3 sacas de café, com muito cuidado.”
A amostra enviada passou por prova antes de ficar entre as 20 finalistas. Após enviar mais uma amostra, a classificação foi anunciada na cerimônia transmitida pelo Youtube. “Nós assistimos o anúncio dos finalistas de casa. Fiquei muito feliz. No primeiro ano que a gente colheu e participou, já ficamos em terceiro! Foram mais de mil inscrições, isso é muito café, do Brasil inteiro! Isso me motiva a melhorar para o ano que vem!”.
Do plantio de tomate à produção de café
 
A propriedade de Lucinéia e Mario Zardo (Café do Mario) era dedicada ao plantio de tomate, assim como diversas na região do Caxixe. A iniciativa da mudança para a produção de café surgiu de Lucinéia que, logo depois do casamento, decidiu plantar dez variedades de pés de café em volta de casa, para observar a adaptação na região.
Com o passar do tempo, observou que quatro variedades se adaptaram melhor. Fez curso de barista para melhor entender sobre café e partiu para o plantio.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!