Mercado

Exportação de feijão atinge maior volume para fevereiro desde 1997

Feijão carioca de alta qualidade alavanca o mercado, com exportações em níveis recordes, apesar da queda mensal

arroz e feijão
Foto: Pixabay

A valorização do feijão carioca de alta qualidade tem sido notável, conforme apontam levantamentos do Cepea. Além da necessidade das empacotadoras de repor os estoques, o centro de pesquisas indica que os produtores, cientes da oferta restrita desses lotes, mantêm-se firmes nas negociações, buscando preços mais elevados.

Segundo dados da Conab, a produção nacional de feijão da safra 2024/25 deve atingir 3,3 milhões de toneladas, um crescimento de 1,5% em relação ao ciclo anterior.

Quanto às exportações, números da Secex analisados pelo Cepea mostram que, em fevereiro, foram embarcadas 14,9 mil toneladas de feijão, o maior volume para o mês desde 1997, embora essa quantidade represente uma queda de 61% em relação a janeiro. Os envios no acumulado de 12 meses continuam sendo recordes, somando 388,21 mil toneladas.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos