Mercado

Arroz: preços recordes em 2024 prometem rentabilidade em 2025

O aumento na produção nacional prevê um excedente doméstico maior, o que pode reduzir a dependência de importações

arroz preço
Foto: divulgação/Freepik
Os preços recorde do arroz no mercado interno brasileiro em 2024 devem levar a uma rentabilidade positiva para os produtores em 2025, além de incentivar o aumento da área cultivada no país, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 
O aumento na produção nacional prevê um excedente doméstico maior, o que pode reduzir a dependência de importações e potencializar as exportações do grão. “O excedente interno deve proporcionar uma oportunidade para o Brasil se posicionar de forma mais competitiva no mercado internacional”, afirmam os pesquisadores do Cepea.
No cenário global, a maioria dos principais países produtores de arroz apresenta boas condições das lavouras, com exceção das Filipinas. Este panorama favorece a expectativa de uma produção recorde na temporada 2024/25, reforçando a análise do Cepea sobre um ano promissor para o setor orizícola.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos