Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

O Ifes Campus Santa Teresa está com inscrições abertas, até o dia 29 de outubro, para a 5ª Capacitação em Meliponicultura. O curso, voltado para iniciantes na criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão (Aisf), contará com 6 encontros aos sábados, totalizando 48 horas de formação. Serão oferecidas 60 vagas, com certificação e aulas práticas no Meliponário-Escola, em parceria com meliponicultores experientes da Amecap-ES.
O Campus Santa Teresa realizará a 5ª Capacitação em Meliponicultura, voltada para iniciantes na criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão (AISF). O curso será composto por 6 encontros aos sábados, totalizando 48 horas de formação, com certificação pelo Ifes. As inscrições acontecerão entre os dias 24 e 29 de outubro, através do formulário online, e estão disponíveis 60 vagas. As aulas ocorrerão nos dias 09, 16 e 23 de novembro, e 07, 14 e 21 de dezembro, com atividades práticas no Meliponário-Escola e apoio de meliponicultores da Amecap-ES.
A meliponicultura tem ganhado destaque como uma atividade ecológica e rentável, valorizada pela polinização que contribui para o aumento da produtividade agrícola. Além de seu impacto ambiental, a criação de AISF oferece benefícios recreativos e terapêuticos, sendo indicada para a melhor idade. Desde 2013, o Meliponário-Escola do Ifes tem incentivado a prática, essencial para a produção de alimentos e conservação ambiental.
O professor Eduardo Antonio Ferreira, especialista e responsável pelo setor de meliponicultura do campus, destaca que a polinização feita pelas abelhas melhora a qualidade dos frutos, vagens e grãos, e aumenta a produtividade agrícola. A criação de colônias de AISF é uma prática simples, segura e benéfica tanto para o campo quanto para a natureza.




